Surf: 225 atletas de 14 estados nas ondas de Pernambuco

O Maresia Pro Porto de Galinhas abriu a Taça Brasil 2023 da Confederação Brasileira de Surf, a CBSurf nesta segunda-feira (15) na Praia do Borete, em Ipojuca, no litoral Sul de Pernambuco.

225 surfistas de 14 estados do país, marcaram presença nesta primeira das seis etapas da Divisão de Acesso para o Dream Tour 2024. São 185 inscritos na categoria masculina e 40 na feminina, iniciando a batalha por vagas para a elite nacional, que vai disputar os títulos brasileiros no ano que vem.

Surf em Porto de Galinhas: A Divisão de Acesso para o Dream Tour 2024 vai domingo (21) na Praia do Borete, em Ipojuca, Pernambuco – Foto: Damangar / CBSurf

Apenas os homens já vestiram a lycra de competição do CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas. Os 185 participantes da categoria masculina, foram divididos em três fases com 24 baterias de quatro surfistas.

Os 48 mais bem colocados no ranking brasileiro, fazem parte da lista dos principais cabeças de chave que irão estrear somente na terceira rodada da competição. Outros 48 entram como pré-classificados na segunda fase e 89 estão na primeira, que foi disputada na segunda-feira (15) de boas ondas na Praia do Borete.

O campeão da Taça Brasil 2022, Cauã Costa, do Ceará foi um dos destaques do primeiro dia de baterias – Foto: Damangar / CBSurf

O cearense Cauã Costa foi a grande atração do primeiro dia. Ele foi o campeão no ranking da Taça Brasil no ano passado, é um dos integrantes da elite nacional que participa do Dream Tour esse ano e poderia ser um dos 48 cabeças de chave da terceira fase do CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas.

No entanto, não fez a inscrição dentro do prazo, então teve que competir desde a primeira fase e estreou com vitória na 17.a bateria do dia.

          “Eu decidi vir para cá participar dessas primeiras etapas da Taça Brasil, já tinha treinado aqui antes da bateria e tem altas valinhas. Eu acabei de vencer a minha primeira bateria com duas notas boas, então estou amarradão por ter passado. Minhas expectativas para esse campeonato são ótimas, estou me sentindo bem aqui, conectado com a vala e vamos com tudo pra próxima”- disse, o cearense Cauã Costa, que mora no Rio de Janeiro há alguns anos.

Maresia Pro Porto de Galinhas: Jonas Rodrigues (PB) – Foto: Damangar / CBSurf

O campeão da Taça Brasil 2022, Cauã Costa, derrotou o capixaba João Bessy, o cearense Rodrigo Camelo e o baiano Elson Vieira. Na segunda fase, ele vai enfrentar os pré-classificados da 17.a bateria, o paulista Renan Rodrigues e o gaúcho Gustavo Borges, além do jovem niteroiense Caio Knappi, que também se classificou na primeira fase disputada. Nas baterias com quatro competidores, os dois melhores avançam para a próxima fase.

14 ESTADOS

Os confrontos estaduais vão acontecer em quase todas as baterias. Na categoria masculina, os 185 participantes são de 14 estados do país. Os maiores pelotões são de São Paulo e do Ceará, com 31 surfistas cada um. Na sequência, tem 24 inscritos do Rio Grande do Norte, 21 de Santa Catarina, 20 de Pernambuco, 13 da Bahia, 10 da Paraíba, 9 do Rio de Janeiro, 6 de Alagoas, 5 do Paraná, 5 de Sergipe, 4 do Rio Grande do Sul, 3 do Espírito Santo e até 3 vindos do Pará.

10 ESTADOS

Na Categoria Feminina, todas as inscritas foram divididas nas doze baterias da primeira fase. São 40 surfistas de 10 estados e a maioria das concorrentes ao título, Também é de São Paulo, com 10 surfistas, contra 7 do Ceará, 6 do Rio de Janeiro, 4 do Paraná, 4 de Santa Catarina, 3 da Paraíba, 2 de Pernambuco, 2 da Bahia, 1 do Rio Grande do Norte e 1 do Espírito Santo.

A campeã brasileira da Taça Brasil em 2022 foi a pernambucana Monik Santos, que vai competir em casa, pois é de Ipojuca. Monik vai estrear na sétima bateria, com as paulistas Naire Marquez e Aurora Ribeiro.

VAGAS NO DREAM TOUR

A segunda etapa já acontece na próxima semana em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. Os rankings finais da temporada vão computar os cinco melhores resultados de cada atleta, para definir os 22 homens e as 7 mulheres que se classificarão para a elite nacional do Dream Tour, formada por 62 surfistas na categoria masculina e 23 na feminina.

Maresia Pro Porto de Galinhas: Yantuir Bezerra (PE) – Foto: Damangar / CBSurf

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.