Ranking internacional coloca curso de Direito da UFSC entre os três melhores do Brasil

Foto: Caetano Machado/Agecom/UFSC

O curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi classificado como o terceiro melhor do Brasil pelo ranking britânico Times Higher Education (THE) World University Rankings by Subject. Os resultados foram divulgados na última semana e colocam o curso da UFSC em terceiro lugar no Brasil, na faixa 251-300, atrás da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A UFSC ficou classificada como a melhor da Região Sul em diversas áreas, como Direito; Negócios (Administração) e Economia; Artes e Humanidades; Engenharias; Ciências Sociais; e Ciências Físicas.

As áreas de Engenharia colocaram a UFSC na quinta colocação nacional, e a segunda federal, atrás da USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O reitor Irineu Manoel de Souza comemorou o resultado, que demonstra excelência em diversas áreas da Universidade. “Sabemos que nos rankings internacionais a nossa Universidade é comparada com instituições de tamanhos, orçamentos e fontes de renda variadas. São muitos contextos e realidades diferentes e me traz muita satisfação observar o quanto conseguimos nos destacar, apesar das dificuldades encontradas”, contextualizou.

O quadro a seguir resume a posição da UFSC no contexto global e brasileiro, de acordo com a publicação:

Área de Conhecimento Posição da UFSC
(global)
Posição da UFSC
(Brasil)
Artes e Humanidades 401-500
Negócios (Administração) e Economia 501-600
Medicina e Saúde 601-800 10ª
Ciências da Computação 801-1000 15ª
Estudos da Educação 401-500
Engenharias 601-800
Direito 251-300
Ciências da Vida 601-800 10ª
Ciências Físicas 801-1000
Psicologia 601+ 20ª
Ciências Sociais 501-600

Sobre o ranking

O Times Higher Education (THE) é uma revista inglesa que publica notícias e artigos referentes a educação superior, afiliada ao jornal The Times. A metodologia do ranking by subject segue o mesmo critério do principal ranking da THE, o World University Ranking.

São cinco pilares de avaliação, focalizados em ensino, ambiente e qualidade da pesquisa, relação com a indústria e perspectivas internacionais. O peso de cada pilar e seus indicadores são diferenciados por área, com objetivo de se adequar melhor à cultura de pesquisa e publicação da área analisada.

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da UFSC é o setor responsável pelo envio das informações ao ranking.

Conheça a metodologia no site oficial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.