Historiador Adalberto Day, um dos guardiões da história de Blumenau, morre aos 70 anos


Beto, como era conhecido, dedicou parte da vida para manter viva a história da cidade que o acolheu. Adalberto Day morreu aos 70 anos em Blumenau
Denner Ovidio/Divulgação/Arquivo
O historiador Adalberto Day morreu aos 70 anos na segunda-feira (15) em Blumenau. A cidade no Vale do Itajaí foi sua grande inspiração e onde dedicou a vida para manter a preservação da história blumenauense, seja do passado ou do presente.
“Beto partiu para sua última viagem, para o lado de seus pais e todos os seus ancestrais. Até mais, meu amor eterno”, escreveu a esposa Dalva Day em uma publicação de despedida. Adalberto lutava contra um câncer e deixa duas filhas.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Beto, como também era conhecido, buscava compartilhar através de seu blog conhecimento e curiosidades sobre a cidade e, principalmente, da região do Garcia, que o acolheu ainda na infância.
O blog virou uma missão de vida de Adalberto, e se tornou-se referência para pesquisas e facilitou o acesso de todos, dos mais peculiares detalhes da cidade até o mais óbvio.
Adalberto Day lutava contra um câncer e morreu na noite de segunda-feira (15)
Jandyr Nascimento/Arquivo Santa
Sempre simpático e solícito, Adalberto Day atendia a todos que o procuravam pedindo por ajuda ou informações. Interagia nas redes sociais, procurava registros e o mais importante: não guardava para si todo conhecimento adquirido durante anos e anos de estudos sobre a cidade.
O prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt decretou luto de três dias na cidade e publicou uma nota emocionada fazendo referência ao historiador.
“Todos perdemos com a morte de Adalberto Day. A história de Blumenau vive um dia triste. Um homem que se dedicou a manter viva a história de Blumenau e tornou-se referência para todos que buscavam conhecer mais sobre a cidade. Adalberto não está mais entre nós, mas seu legado jamais será esquecido”, diz o prefeito em nota.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.