Mosca-das-frutas: dicas para eliminar as ‘mosquinhas de cozinha’

Nas frutas, na lixeira, nos alimentos. É provável que você já tenha visto vários pequenos insetos sobrevoando os locais. Conhecida como mosca-das-frutas, especialistas revelam dicas de como se livrar das “mosquinhas de cozinha”.

A imagem mostra uma das "mosquinhas de cozinha"

Os insetos se reproduzem nas frutas – Foto: Divulgação/ Departamento de Ciências Cognitivas e do Cérebro do MIT/ND

“Mosquinhas de cozinha”

Com 8 mm de comprimento, a Drosophila melanogaster apresenta uma coloração amarela. Apesar de parecer inofensiva, sua forma de reprodução pode ser um tanto desagradável.

A reprodução das moscas-das-frutas acontece, como o nome revela, no próprio fruto. Os ovos e as larvas vivem na superfície das frutas.

Segundo o biólogo Paulo Barbosa, a mosca-das-frutas não é perigosa para a saúde humana, mas pode ser bastante prejudicial para alimentos.

O inseto se reproduz em frutas maduras, restos de comida e em matéria orgânica. Em um período de 3 a 4 dias, essas larvas se desenvolvem e podem virar moscas na cozinha.

Como o tamanho dos ovos desse inseto é minúsculo, é pouco provável que você note a presença da praga, até perceber os efeitos nas frutas.

Em muitos casos, quando a casca da fruta não é higienizada, os ovos podem acabar sendo consumidos. Porém, segundo o agrônomo Antônio Nascimento, não existem riscos reais à saúde caso a ingestão dos ovos aconteça.

Como exterminar as moscas-das-frutas

Apesar de incômodas, o especialista Paulo Barbosa revela algumas dicas para acabar com a proliferação dessas moscas. Entre elas:

  • Remova a fonte de alimento: Descarte as frutas muito maduras e mantenha frutas e restos de cascas em ambientes bem tampados.
  • Mantenha a cozinha limpa: Não é novidade que, em uma cozinha higienizada, é menos provável que vermes e pragas se proliferem. Então, troque o lixo regularmente e mantenha a lixeira livre de materiais orgânicos.
  • Protega sua casa: Para evitar a entrada do inseto, é recomendado instalar telas de proteção e manter as janelas abertas, para ventilar o ambiente.

Seguindo essas recomendações, é provável que as “mosquinhas de cozinha” sejam exterminadas e evitadas em sua casa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.