Qual é o efeito de tomar café todos os dias nos rins, segundo estudo científico

Para muitas pessoas, o dia só começa mesmo após uma boa xícara de café. A bebida favorece a concentração e ajuda a combater o sono. Mas agora, quem aprecia o consumo de cafeína tem mais um motivo para fazê-lo.

Um estudo publicado em 2022 pela Johns Hopkins Medicine revelou que tomar uma xícara de café por dia pode reduzir o risco de desenvolver uma lesão renal aguda.

Segundo a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos), tomar café todos os dias de até 400 mg de cafeína (equivalente a cerca de duas ou três xícaras de 355 ml) geralmente não causa efeitos adversos.

na foto aparece uma imagem para tomar café todos os dias

O café favorece a concentração e ajuda a combater o sono – Foto: Reprodução

Benefícios de tomar café todos os dias para o organismo

Um dos benefícios de tomar café todos os dias para o organismo, segundo a pesquisa concluiu que o consumo regular de café, em quantidades moderadas, pode diminuir em 15% a probabilidade de sofrer uma disfunção renal.

Além disso, as pessoas que conseguem tomar café todos os dias entre duas e três xícaras de café podem ter uma redução do risco entre 22% e 23%.

“Embora já soubéssemos da relação entre o café e a prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e hepáticas, agora podemos acrescentar à lista de benefícios a redução do risco de lesão renal aguda”, afirmou o Dr. Chirag Parikh, diretor da Divisão de Nefrologia e professor da Universidade Johns Hopkins.

na foto aparece uma imagem para tomar café todos os dias

Café pode prevenir doenças crônicas como diabetes tipo 2 e risco de lesão aguda nos rins – Foto: Canva/ND

Mais estudos são necessários

Apesar dos resultados promissores, especialistas ressaltam que são necessárias mais pesquisas para confirmar a relação entre consumo do café e a função renal.

O Dr. Parikh sugere que o efeito positivo do café pode ser devido à melhora da perfusão sanguínea e do consumo de oxigênio nos rins, seja pela ação da cafeína ou pela combinação com outros compostos bioativos presentes na bebida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.