MPF arquiva denúncias contra Jorginho Mello sobre elogio à cidade por ‘cor da pele das pessoas’


Pedidos de investigação sobre o episódio foram encaminhados ao MP de Santa Catarina e ao Ministério dos Direitos Humanos. Governador diz que cidade de Pomerode ‘se destaca pela cor da pele das pessoas’
O Ministério Público Federal (MPF) arquivou denúncias contra o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), enviadas aos órgão em janeiro após ele afirmar que Pomerode, no Vale do Itajaí, se destacava pela “cor da pele das pessoas”. O episódio aconteceu na abertura da festa que celebra as tradições germânicas da cidade ‘mais alemã do Brasil’.
A informação sobre o arquivamento foi divulgada pelo colunista Ânderson Silva, da NSC, na segunda-feira (17). No despacho, o MPF menciona as denúncias apresentadas pelo Conselho de Ética do PT de Sapucaia do Sul (RS), a ONG Olho Vivo, o PT e o PSOL catarinenses.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Em Santa Catarina, o Partido dos Trabalhadores (PT) também encaminhou pedidos de investigação sobre a fala de Mello ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que afirmou que as representações recebidas foram encaminhadas ao órgão federal, e ao Ministério dos Direitos Humanos. O g1 procurou a pasta do governo federal para atualizar o andamento das investigações e aguardava retorno.
O que o governador disse
Ao elogiar características do município catarinense, o político, que é presidente do PL no estado, disse que acidade se destacava, entre outros motivos, pela cor de pele das pessoas (assista acima e leia a descrição abaixo).
“”Pomerode se destaca pela beleza turística que tem. Pelas casas em enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós”, afirmou.
Com 34 mil habitantes, segundo o Censo 2022, Pomerode tem 80,4% da população branca e 19,4% preta ou parda.
Governador diz que cidade ‘mais alemã do Brasil’ se destaca pela cor das pessoas
Após o arquivamento por parte do MPF, o governador usou as redes sociais para comentar o caso. Ele disse: “Me ofenderam, me chamaram de racista e insistem em falar mal do nosso Estado. É Inveja! Somos o Estado mais seguro, referência em todas as áreas. A resposta veio rápida!”
Jorginho Mello, governador de Santa Catarina
Eduardo Valente/Secom
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Mulher mata companheiro e ataca filhos de 9 e 14 anos com faca em SC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.