Projeto da UFSC divulga resultados sobre discussões acerca de políticas linguísticas educacionais

O projeto de extensão Oralidades, Multilinguismos e Letramentos Políticos: Diálogos com a Educação, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas da Universidade Federal de Santa Catarina (PoLiTicas/UFSC), divulgou em fevereiro os resultados das pesquisas e eventos realizados desde 2022. Ao longo desse período, foram realizados dois Encontros de Políticas Linguísticas Educacionais, que contaram com nove mesas-redondas, onze grupos de trabalho, cerca de 100 apresentações orais e mais de 400 inscritos, e que tiveram como objetivo discutir as políticas linguísticas e a esfera educacional em três elementos interligados: os conceitos de língua e oralidade, as propostas de educação multilingue e os letramentos políticos.

De acordo com os coordenadores, a iniciativa de extensão buscou uma abordagem sensível às realidades locais, criando, em parceria com os sujeitos interessados, projetos de reconhecimento à pluralidade linguística, a partir da perspectiva local em diálogo com discursos e práticas institucionalizados.

“Reconhecemos o papel que a educação escolar desempenha na legitimação institucional de uma língua, daí a importância da escola reconhecer a diversidade a partir dos interesses e visões locais. Contudo, defendemos que o problema da legitimidade deve ser visto não apenas a partir dos discursos e práticas institucionalizados – Estado, escola, universidades –, mas também daquilo que as comunidades reconhecem como sendo legítimo”, afirmam em sua página oficial.

O projeto também desenvolveu dois livros e duas cartilhas pedagógicas.

Para conferir todo o material e mais informações, acesse na página do grupo.

 

Assista o vídeo de resumo dos resultados do projeto:

 

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