Batalha contra a infestação: besouros ‘invencíveis’ desafiam pesticidas no Reino Unido

Uma verdadeira praga de besouros está causando transtorno aos moradores do Reino Unido. Esses insetos, que podem medir quase 3 centímetros de comprimento, estão invadindo as casas em grande quantidade e voando por todos os cantos, deixando os moradores frustrados com o incômodo zumbido.

Besouros são considerados praga de jardim – Foto: Pexels/Reprodução/ND

Segundo o tabloide DailyStar, os chamados cockchafers ou doodlebugs, vivem no subsolo por cerca de quatro anos como larvas, se alimentando de raízes de árvores, até emergirem como adultos, fase que dura apenas cinco a seis semanas. Depois disso, eles morrem.

Esses animais são inofensivos aos humanos, mas uma praga de jardim conhecida na região, já que em sua fase larval deixam manchas marrons nos jardins de comer as plantas de baixo pra cima.

Clark Davis, de Hertfordshire, na Inglaterra, disse que avistou os besouros depois de ouvir um som de zumbido muito alto em sua sala de estar.

“Parecia um maldito helicóptero, mas, após uma inspeção mais detalhada, havia esse inseto de aparência estranha que, desde então, descobri ser chamado de besouro”, completou.

Os insetos, também conhecidos como bugs de maio ou junho, por conta de começarem a aparecer nesses meses, costumavam ser abundantes na Europa, mas quase desapareceram por causa do uso de pesticidas.

No entanto, desde que inseticidas mais verdes foram introduzidos, o número desses invertebrados disparou, desde a década de 1980, tornando-os novamente uma praga preocupante.

No momento, não há pesticidas químicos aprovados para matar os insetos, o que significa que eles são cada vez mais abundantes, revoltando os donos de hortas e plantações.

Com informações do portal R7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.