Qual é a idade mínima e a máxima para voar de avião?

Voar de avião é algo bastante comum hoje em dia, embora isso ainda seja para muitas pessoas uma experiência emocionante. Esse é um meio de transporte ideal para conhecer lugares mais distantes e visitar familiares que moram longe.

Para os idosos, esse tipo de transporte pode gerar algumas dúvidas, como é seguro voar de avião em certa idade ou se existe um limite de idade para embarcar em um avião.

Felizmente, não existe idade máxima para voar de avião. As companhias aéreas permitem que pessoas de qualquer idade embarquem em um avião, desde que seu estado de saúde permita.

passageiros que se encaminham ao portão para voar de avião

Voar de avião pode ser um desafio para pessoas de mais idade – Foto: Freepik/ND

No entanto, as pessoas com mais idade precisam levar em conta alguns detalhes a garantir uma viagem confortável e segura.

Desde um planejamento adequado antes da data do voo até recomendações médicas e conhecimento dos serviços especiais que podem solicitar nos aeroportos.

Existe um limite de idade para voar de avião?

Conforme já mencionado, não há nenhuma regulamentação internacional ou política de companhias aéreas que estabeleça uma idade máxima para viajar de avião.

As companhias aéreas permitem o embarque de pessoas de qualquer idade, desde que possam cumprir as condições de segurança e saúde necessárias para o voo.

Algo comum é que as companhias aéreas solicitem atestados médicos para passageiros de certa idade que possam apresentar condições de saúde que exijam uma avaliação prévia.

Isso geralmente se aplica em voos longos ou em casos de doenças específicas que possam complicar a viagem.

passageiros que precisam voar de avião em dias normais de trabalho

Passageiros sentados no avião – Foto: Freepik/ND

O que é recomendado para pessoas de mais idade que voam de avião?

A idade de uma pessoa não é impedimento para voar, mas é recomendável tomar certas precauções para garantir uma viagem o mais segura e confortável possível.

Consultar um médico antes de voar de avião

Os idosos, principalmente quem tem problemas cardiovasculares, respiratórios ou de mobilidade, devem consultar seu médico antes de viajar de avião.

Em certos casos, o médico pode recomendar o uso de meias de compressão para evitar possíveis tromboses ou prescrever alguma medicação específica para a viagem.

Revisar as políticas da companhia aérea

Embora não haja um limite de idade, algumas companhias aéreas podem solicitar atestados médicos para passageiros com condições especiais.

Antes de voar, é altamente recomendável verificar com a companhia aérea se é necessário algum documento extra.

Solicitar assistência no aeroporto

Muitos aeroportos oferecem serviços de assistência a passageiros com mobilidade reduzida e essa assistência pode variar desde cadeiras de rodas até embarque prioritário ou acompanhamento até o portão de embarque.

Caso esse serviço seja necessário, é melhor reservá-lo com antecedência para tornar a experiência mais agradável.

Caso tenha dificuldades para embarcar ou desembarcar do avião, você pode solicitar cadeiras de rodas ou carrinhos elétricos para facilitar os deslocamentos no aeroporto.

Algumas companhias aéreas permitem que idosos escolham assentos com mais espaço para as pernas ou mais acessíveis e dispõem de menus especiais para pessoas com necessidades dietéticas específicas.

Escolher voos diretos e horários adequados

Para evitar cansaço desnecessário em idosos, o mais recomendável é escolher voos diretos e em horários confortáveis. Se o voo for de longa distância, é melhor optar por voos noturnos, se esses permitirem descansar durante a viagem.

No caso de voos mais curtos, é melhor optar por aqueles que saem de manhã, pois são menos procurados e não têm tantos atrasos quanto os de última hora.

Manter-se hidratado e mover-se durante o voo

Para voar de avião durante um longo percurso, o aconselhável é manter-se hidratado. Beber água com frequência e fazer pequenos exercícios de alongamento ou caminhar pelo corredor de vez em quando para melhorar a circulação.

Em que casos pode ser necessária uma autorização médica para voar?

Embora não haja idade máxima para voar, existem condições médicas que podem fazer com que a companhia aérea solicite uma autorização médica antes de permitir o embarque.

Se o passageiro tiver alguma doença respiratória crônica, se tiver problemas cardíacos recentes, como ter sofrido um infarto nos últimos meses, ou ter sido submetido a uma cirurgia recente que possa ter afetado a mobilidade ou pressão sanguínea.

Caso o passageiro se enquadre em alguma dessas condições, ele deverá apresentar um atestado médico que garanta que pode voar sem correr nenhum tipo de risco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.