O que é estricnina, veneno que teria sido ingerido por casal em SC

O casal encontrado com sinais de envenenamento em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina, na noite desta quarta-feira (26), pode ter ingerido uma substância conhecida como estricnina. O veneno, comumente usado contra ratos, é altamente tóxico.

Casal teria ingerido estricnina

Casal está em estado grave após suposta ingestão de substância – Imagem ilustrativa: Feepik/Reprodução/ND

A substância deriva de plantas do gênero Strychnos, principalmente a noz-vômica (Strychnos nux-vomica) e é citada até na música “Tiro ao Álvaro”, de Adoniran Barbosa. No Brasil, seu uso é proibido e só pode ser manipulada em laboratórios específicos e com rigoroso controle, conforme portaria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de maio de 1998.

Entre os principais sintomas gerados pela intoxicação com a estricnina estão convulsões, ansiedade, tremor, vômitos e febre alta. A vítima também sente estamos musculares pelo corpo. A morte é causada por asfixia, decorrente de uma paralisia no sistema de controle da respiração, ou até mesmo por exaustão por conta das convulsões.

Casal de Canoinhas ficou em estado grave após suposta ingestão de estricnina

O caso aconteceu na rua Marechal Floriano, por volta das 19h, após um vizinho olhar pelo quintal e notar a porta da casa escancarada. Ele acionou o Corpo de Bombeiros, que rapidamente chegou ao local.

Os socorristas encontraram a mulher desmaiada, enquanto o homem, embora consciente, estava desorientado. Segundo o portal JMais, durante o atendimento, ele revelou aos bombeiros que havia dado estricnina – veneno comum contra ratos – à esposa e, em seguida, também ingeriu o veneno.

No local foi encontrado um frasco sem rótulo e um copo, indícios que reforçaram a versão do homem. As vítimas foram levadas ao Hospital de Canoinhas em estado crítico e precisaram ser entubados.

Até o momento, não há informações sobre a motivação do envenenamento, mas o caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.