Não são 24 horas! Quanto tempo dura um dia em plutão

Um dia em plutão são seis na Terra

Um dia em plutão são seis na Terra – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

Quando pensamos em um dia, normalmente consideramos o ciclo de 24 horas que a Terra leva para completar uma rotação em seu eixo. No entanto, esse conceito varia bastante de acordo com o planeta em questão. Em Plutão, por exemplo, um único dia dura mais que seis dias terrestres.

O tempo de rotação de um planeta determina a duração do seu dia. No caso da Terra, embora usemos o padrão de 24 horas, o ciclo real é de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.

Pequenas variações ocorrem porque nosso planeta não tem um formato perfeitamente esférico, o que pode tornar alguns dias ligeiramente mais longos ou mais curtos.

Plutão deixou de ser um planeta em 2006

Plutão deixou de ser um planeta em 2006 – Foto: Reprodução/ND

Já em Plutão, a rotação é bem mais lenta. O planeta anão leva cerca de 6,4 dias terrestres para dar uma volta completa em torno do próprio eixo – o equivalente a aproximadamente 6 dias e 9 horas.

Por que um dia em plutão demora tanto?

Esse ritmo lento se deve à sua localização distante e às particularidades da sua órbita elíptica ao redor do Sol. Além disso, um ano em Plutão equivale a impressionantes 248 anos terrestres, tornando suas estações extremamente longas.

Outro fator curioso é a inclinação axial de Plutão, que é de cerca de 120 graus. Isso significa que suas estações são bem mais intensas do que as da Terra, resultando em variações extremas na quantidade de luz solar recebida.

Mesmo com um dia prolongado, as temperaturas em Plutão são congelantes, com média de -229°C, tornando o ambiente inóspito para qualquer forma de vida conhecida.

Plutão

Além de um dia em Plutão ser 6 na Terra, um ano é equivalente a 248 anos terrestres – Foto: Reprodução/ND

Mas como os cientistas calculam a rotação de um planeta? Nos planetas rochosos, como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, a medição é mais simples. Já nos planetas gasosos, como Júpiter, Saturno e Netuno, a rotação é mais difícil de determinar porque não possuem uma superfície sólida.

As medições são feitas a partir de dados coletados por sondas espaciais, que transmitem informações detalhadas sobre os movimentos e características de cada corpo celeste.

um dia em plutão um dia em plutão

Adicionar aos favoritos o Link permanente.