Livro de professora da UFSC é indicado como leitura de referência pela editora da Universidade de Cambridge

A pesquisadora e professora Patrícia de Sá Freire, vinculada ao Departamento de Engenharia do Conhecimento e aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) e Administração (PPGAdm) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teve uma de suas obras indicada como leitura de referência pela Cambridge University Press, uma das editoras acadêmicas mais prestigiadas do mundo.

A obra passou a integrar as recomendações de leitura do Cambridge Core, o principal repositório da editora, reconhecido globalmente como The home of academic research, ou A casa da pesquisa acadêmica em português. O livro, de sua autoria em coautoria com a professora Lillian Álvares, da Universidade de Brasília (UnB) — desenvolvido durante o estágio pós-doutoral da pesquisadora no PPGEGC —, foi reconhecido como referência para pesquisadores que atuam com pesquisas organizacionais e metodologias transdisciplinares de coprodução científica.

O trabalho apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos do modelo KAD (Knowledge Acquisition Design), uma proposta inovadora criada no âmbito do Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento e da Aprendizagem em Rede (ENGiN/UFSC). O modelo tem sido adotado em pesquisas voltadas à construção de conhecimento em contextos organizacionais complexos, promovendo articulações entre universidade, empresas e sociedade civil.

Professora Patrícia de Sá Freire. Foto: Reprodução/Eduardo Trauer

“A indicação do livro no Cambridge Core confirma a relevância e a originalidade da produção científica desenvolvida na UFSC, reafirmando o papel da universidade pública como espaço de excelência, inovação e impacto global”, afirma a professora da UFSC.

O livro nomeado Knowledge Acquisition Design (Kad): A Framework for Transdisciplinary Co-Production Research in Knowledge Governance and Organizational Learning está disponível no site da Cambridge University Press.

Validação internacional e coprodução transdisciplinar

Segundo Patrícia, a indicação da obra no Cambridge Core representa mais do que um reconhecimento acadêmico — trata-se de uma validação científica internacional de uma abordagem metodológica desenvolvida no Brasil, em uma universidade pública, com base em rigor teórico, ética científica e compromisso com a transformação social. “Para que uma pesquisa seja valorizada nacionalmente, muitas vezes ela precisa primeiro ser reconhecida fora do país. Ter o nosso trabalho indicado pela editora da Universidade de Cambridge é um passo importante para ampliar o alcance da ciência brasileira e afirmar que temos contribuições originais, robustas e transformadoras a oferecer ao mundo”, diz.

A coprodução transdisciplinar (TC) propõe um novo paradigma de pesquisa, no qual o conhecimento é construído com participação ativa de diferentes saberes — científicos, organizacionais, sociais e culturais. Diferente das abordagens tradicionais, a TC envolve a definição colaborativa dos problemas, a construção conjunta das soluções e o compartilhamento dos aprendizados entre todos os envolvidos. Conforme a professora, esse modelo desafia os limites entre teoria e prática, entre pesquisadores e profissionais, entre universidade e sociedade — e está alinhado às agendas globais de ciência aberta, inovação social e transformação sustentável.

Patrícia ainda destaca o papel fundamental do professor Roberto Pacheco, que identificou a natureza transdisciplinar da coprodução presente nas pesquisas do grupo ENGiN e incentivou a consolidação dessa visão. Também faz referência à professora Lillian Álvares, pela coautoria e pelo estudo aprofundado dos modelos de TC já consolidados na literatura internacional, e aos pesquisadores do ENGiN, que têm aplicado o modelo KAD em suas teses e dissertações.

Sobre a Patrícia de Sá Freire

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Patrícia de Sá Freire é referência em temas como governança do conhecimento, aprendizagem organizacional, universidades corporativas em rede e inovação em ambientes colaborativos. É autora de mais de 300 publicações e 20 livros. Atua como professora permanente nos programas de pós-graduação PPGEGC/UFSC e PPGAdm/UFSC, e lidera o Laboratório ENGiN/UFSC, onde vem coordenando projetos em coprodução com organizações públicas e privadas.

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