Aeroporto de Chapecó reabre após avião que ultrapassou pista e parou no gramado ser rebocado


Foram 14 horas de espaço fechado para retirar a aeronave do local. Vinte e nove voos da Latam, Gol e Azul foram cancelados por conta da ocorrência entre segunda (31) e a próxima quinta-feira (3). O Aeroporto de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, reabriu após ficar mais de 14 horas fechado por conta de um avião da Latam que ultrapassou a pista e parou no gramado do local durante o pouso. O incidente aconteceu às 19h37 de segunda-feira (31) e as operações retomaram às 9h, após a aeronave ser rebocada (assista acima).
Todos os 107 passageiros e cinco tripulantes desembarcaram com segurança e sem ferimentos. Vinte e nove voos da Latam, Gol e Azul foram cancelados por conta da ocorrência entre segunda e quinta-feira (3) (detalhes mais abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Avião que pousou e foi parar no canteiro de aeroporto de Chapecó, maior cidade do Oeste de SC
Francieli de Moraes
Em nota, o Voe Xap, concessionária do local, afirmou que os passageiros com voos agendados estão sendo orientados a entrarem em contato diretamente com a companhias aéreas para mais detalhes sobre as viagens alteradas.
Susto foi filmado
Imagens feitas de dentro do avião registraram o momento em que a aeronave pousa e para apenas após passar a pista do aeroporto. O vídeo também mostrou a reação dos passageiros, que aplaudiram ao perceberem que o avião havia parado.
Vídeo de passageiro mostra pouso além da pista de avião em Chapecó, SC
Passageiros que estavam no voo conversaram com a NSC TV sobre o incidente. A professora Karla Cardoso acompanhava o marido no avião e relatou que o tempo estava instável no momento da operação: “Estava muita chuva. Foi horrível”, resumiu.
VEJA TAMBÉM:
Avião saiu da pista após pousar sob forte chuva
VÍDEO flagrou pouso e avião parando no gramado
O que disserm as companhias aéreas
O que disse a Gol
“A GOL informa que, por conta do fechamento da pista do Aeroporto de Chapecó (XAP) para pousos e decolagens, 15 voos precisaram ser cancelados até o dia 3 de abril.. A Companhia está à disposição de todos os Clientes impactados para tirar dúvidas e informações por meio da Central de Relacionamento (0300 115 2121)”.
O que disse a Azul
A Azul informa que, em razão do fechamento temporário do Aeroporto de Chapecó (SC), precisou cancelar cinco voos previstos para esta terça-feira, dia 01: AD4363 (Viracopos-Chapecó), AD4274 (Chapecó-Viracopos), AD4349 (Florianópolis-Chapecó), AD4348 (Chapecó-Florianópolis) e AD4387 (Viracopos-Chapecó).
Os Clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil, incluindo a reacomodação em dois voos extras programados pela Companhia para hoje, saindo de Viracopos com destino ao Aeroporto de Passo Fundo (RS).
O que disse a Latam
A LATAM Airlines Brasil informa que concluiu a remoção da sua aeronave em Chapecó (SC). Na segunda-feira (31/03), o avião do voo LA3276 (Guarulhos-Chapecó) ultrapassou o limite da pista do aeroporto catarinense durante o pouso. Não houve feridos. Como consequência do ocorrido, a LATAM precisou cancelar os seguintes voos:
LA3277 (Chapecó-Guarulhos) de 31/03
LA3278 (Guarulhos-Chapecó) de 1º/04
LA3279 (Chapecó-Guarulhos) de 1º/04
LA3822 (Guarulhos-Chapecó) de 1º/04
LA3823 (Chapecó-Guarulhos) de 1º/04
A LATAM Airlines Brasil está comunicando e oferecendo toda a assistência necessária aos clientes impactados, que serão reacomodados em outros voos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.