Atualização cadastral impacta valor do IPTU em Chapecó; entenda

O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, passou por um recadastramento imobiliário que resultou em mudanças no valor do IPTU  (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2025. Os carnês começaram a ser distribuídos de forma presencial e online na terça-feira, dia 1º de abril.

Atualização cadastral impacta valor do IPTU em Chapecó; entenda

Atualização cadastral impacta valor do IPTU em Chapecó – Foto: Vinícius Ranzan/NDTV Chapecó

Conforme a Administração Municipal, alguns proprietários já receberam notificações sobre as alterações, que ocorreram após a identificação de discrepâncias na área construída de seus imóveis.

Em 2024, a prefeitura realizou uma atualização cadastral por meio de georreferenciamento, analisando os 142 mil imóveis registrados no município. O levantamento apontou diferenças em 28 mil propriedades, onde a área construída real era maior do que a declarada anteriormente.

O valor do IPTU em Chapecó passou por atualização em alguns imóveis. – Foto: Vinícius Ranzan/NDTV Chapecó

Segundo o secretário da Fazenda de Chapecó, Moacir Rohr, a correção não gerou custos diretos para os contribuintes. No entanto, para aqueles que possuíam uma área maior do que a registrada, o valor do IPTU e da taxa de coleta de lixo foi ajustado conforme os novos dados.

O vice-prefeito Valmor Scolari exemplificou a situação: “Se o cidadão tem uma casa de 110 metros quadrados, mas até então pagava sobre 80 metros quadrados, agora ele vai pagar um novo valor do imposto sobre a área total construída”.

Apesar das mudanças, a prefeitura diz que abriu um período de contestação até 30 de abril. Os proprietários que discordarem dos novos valores podem apresentar suas solicitações no Setor de Tributos e na Secretaria de Desenvolvimento e Obras Estruturantes.

Veja os valores do IPTU em Chapecó online ou presencial. – Foto: PMC/Reprodução/ND

Descontos no valor do IPTU em Chapecó

Quem optar pelo pagamento à vista até 30 de abril terá um desconto de 10% no valor do imposto. Para pagamentos realizados até 20 de maio, o abatimento será de 5%. Também há a possibilidade de parcelamento em até nove vezes. Neste ano, o IPTU sofreu uma reposição de 4,84%.

Além do atendimento presencial, os carnês estarão disponíveis para consulta e impressão no site www.chapeco.sc.gov.br e na plataforma Chapecó Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.