Conheça a ‘lagartixa sorridente’ que ressurgiu da extinção após 28 anos

Muito diferente das famosas lagartixas encontradas nas casas em todo o Brasil, essa em particular tem uma característica marcante: sua cara simpática. Essa pode ser a melhor descrição para se referir a lagartixa-de-crista, ou como é conhecida popularmente, lagartixa sorridente.

Lagartixa sorridente em cima de uma galho

Conheça a lagartixa sorridente – Foto: Instituto Butantan/Reprodução/ND

Lagartixa sorridente foi redescoberta

Segundo Instituto Butantan, essa espécie é endêmica da Ilha da Nova Caledônia, na Oceania, e foi descrita pela primeira vez em 1866 pelo zoologista francês Alphonse Guicheno.

Por anos ela foi considerada extinta até ser redescoberta em 1994 durante uma expedição na ilha liderada pelo herpetologista alemão Robert Seipp.

A reprodução em cativeiro ajudou a recuperar a espécie, tirando-a da lista de animais extintos. No entanto, a população que vive em seu habitat natural ainda enfrenta ameaças.

A espécie vive em áreas de florestas tropicais com alta umidade, chegando a 80%. Em cativeiro, é necessário umidificar o ambiente ao longo do dia para manter as condições ideais.

Diferente de muitas, a lagartixa sorridente possui hábitos noturnos. Durante o dia, descansa nas copas das árvores e à noite sai em busca de alimento.

Apesar de ser maior que as lagartixas encontrando nas casas, a lagartixa-de-crista pertence a uma família diferente. Enquanto a doméstica mede entre 2 e 14 cm, a espécie da Nova Caledônia pode chegar a 30 cm.

Lagartixa-de-crista grudada em uma superfície

Diferente das outras espécies, essa lagartixa possuí hábitos diurnos – Foto: Instituto Butantan/Reprodução/ND

Vivendo em árvores, ela se desloca com facilidade usando o poder de sua cauda, que ajuda na locomoção entre os galhos.

O cardápio também é variado e, além de caçar pequenos insetos, ela se alimenta de frutas, diferentemente das lagartixas comuns, exclusivamente carnívoras. Além disso, essa espécie é uma excelente saltadora.

Outra característica que chama a atenção nessa lagartixa sorridente é justamente seus olhos esbugalhados e um simpático sorriso de boca cerrada.

Comércio e criação responsável

No Brasil, o comércio legalizado de animais silvestres exige que a lagartixa sorridente seja adquirida apenas em estabelecimentos certificados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

“O ideal é não ter o animal em casa se você não tem condições de cuidar da forma correta. A lagartixa-de-crista precisa de temperatura e umidade controladas, além de uma alimentação específica” alerta a bióloga do Instituto Butantan, Danusa Maia.

“Além disso, o custo no comércio legal é alto porque envolve documentação. O tráfico de animais é muito cruel, então pense bem antes de adquirir um animal de forma ilegal”.

Imagem da lagartixa sorridente em um fundo branco

É possível adquirir esse animal em estabelecimentos certificados pelo Ibama – Foto: Instituto Butantan/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.