Exposição “Territórios Movediços”, de Julie Silva, abre dia 10 de abril em Florianópolis

Artista foi selecionada na Chamada Pública – 1ª exposição da Fundação Cultural BADESC; mostra inédita vai ocupar o Espaço Paulo Gaiad

Fotografias, instalações, vídeo e xerografias integram a mostra “Territórios Movediços” da artista Julie Silva, que abre a partir das 19h da quinta-feira, 10 de abril, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. A exposição inédita, que vem sendo produzida desde 2022 e tem curadoria de Juliana Crispe, foi selecionada na Chamada Pública – 1ª exposição e vai ocupar o Espaço Paulo Gaiad.

Segundo a artista, a exposição fala sobre a relação entre o corpo e o território, e como pensar essa fronteira entre um e outro. “Pensar o corpo como um território, as paisagens como corpos e as modificações causadas entre eles é o que a exposição tenta despertar”, destaca.

Julie ressalta que alguns cientistas defendem a teoria do Antropoceno como uma nova era geológica com as mudanças na Terra causadas pela humanidade, e as obras apresentadas refletem sobre isso e vão além. “Trago um pouco do caminho inverso também, pois acredito que a Terra, o meio ambiente e o território, do macro ao microcosmos que habitamos também nos afeta”, compartilha.

“Territórios Movediços” é composta por oito obras, sendo duas instalações, uma instalação fotográfica em tecido, dois polípticos em xerografia, três fotografias e um vídeo. “As obras mostram desde o continente latino-americano, que vejo como um território político com processos históricos e sociais que me atravessam; o Brasil, adentrando o continente, em uma localidade mais próxima; o meio ambiente do meu cotidiano e proximidades de onde eu vivo; e por fim meu próprio espaço-corpo. Com isso acho importante destacar essa relação entre indivíduo e coletivo presente no projeto”, explica Julie.

Localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, a Fundação Cultural BADESC, vai receber até 29 de maio a primeira individual da artista Julie Silva. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta, das 13h às 19h.

“Receber a notícia da seleção do projeto foi uma surpresa e alegria imensa. E apresentar meu trabalho em um espaço que admiro e frequento desde 2019, quando mudei para Florianópolis, é gratificante”, completa a artista.

Sobre a artista

Julie Silva é artista visual multimídia e arte educadora, nascida em Porto Alegre/RS, atualmente vive e trabalha em Florianópolis/SC. Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Tem formação em Produção Cultural. Em sua pesquisa, explora questões relacionadas à identidade, à memória, ao meio ambiente, ao corpo e à territorialidade, trazendo debates sobre colonialidade. Faz uso de diferentes meios em seu trabalho artístico como fotografia, desenho, pintura, vídeo e artes gráficas, buscando atravessamentos entre linguagens e técnicas. Participa de exposições desde 2018. Em 2024 foi contemplada no edital de ocupação das galerias da Casa de Cultura Dide Brandão, em Itajaí, com a exposição Tecido Social. É bolsista de pesquisa pelo grupo de pesquisa Raízes Poéticas.

Serviço: Abertura “Território Movediços”, de Julie Silva

Data:  10 de abril – quinta-feira, às 19h

Local: Espaço Paulo Gaiad na Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis/SC)

Visitação até 29 de maio de 2025

Entrada Gratuita

O post Exposição “Territórios Movediços”, de Julie Silva, abre dia 10 de abril em Florianópolis apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.