Furtos de cabos é desafio para modernização e manutenção da iluminação pública em Itajaí

cabos; furtos;

Concessionária QLuz trabalha para restaurar a iluminação pública e reforçar a segurança – Foto: Divulgação/Qluz Itajaí

Os furtos constantes de cabos são o “calcanhar de Aquiles” do projeto de modernização e manutenção do parque de iluminação pública de Itajaí. Desde que a concessionária QLuz Itajaí, liderada pela empresa Quantum Engenharia, iniciou sua operação em 1º de novembro de 2023, mais de 23,8 quilômetros de cabos já foram furtados, o que significa um prejuízo de cerca de R$ 250.000,00. Todo o conserto foi realizado pela QLuz Itajaí. Além da perda financeira, as ruas ficam no escuro devido à retirada do cabeamento, o que prejudica a segurança geral.

Por exemplo, em uma única semana de fevereiro, foram levados 2,5 quilômetros de fiação. Felizmente, em março, o total mensal é de 528 metros furtados, redução que só foi possível após um intenso trabalho de policiamento e de conscientização para que a comunidade denuncie ao 190 (Polícia Militar) os casos de pessoas estranhas manipulando a rede de iluminação pública.

“Nossas equipes estão sempre de prontidão, fazendo rondas e acompanhando o painel administrativo de demandas, bem como ficando atentas aos comunicados que chegam por meio do telefone 0800, Apps e site. Mas temos um problema crônico com o vandalismo, de forma que, em muitos lugares, mal acabamos de repor a fiação e já vêm os vândalos novamente para furtar, tanto cabos aéreos como subterrâneos”, conta José Edivaldo de Sales Silva, gerente da QLuz Itajaí.

Nesses 17 meses de atuação, a equipe QLuz Itajaí já promoveu a modernização de 74% dos 25.871 pontos de iluminação pública para tecnologia LED (Light Emitting Diode/Diodo Emissor de Luz). Parques e praças também estão recebendo a nova iluminação, com mais de 1.290 lâmpadas LED já instaladas.

cabos; furtos;

Vândalos levam tanto cabos subterrâneos quanto aéreos em Itajaí – Foto: Divulgação/Qluz Itajaí

PPP oferece vantagens financeiras ao Município

O trabalho da QLuz Itajaí se dá por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Prefeitura. Isso gera uma série de vantagens aos cofres públicos. Por exemplo, nesses casos de furto de fiação, a concessionária promoveu a reposição rapidamente.

Caso o trabalho fosse realizado mediante um contrato de prestação de serviços, o município teria de licitar um trabalho de reparo ou realizar um aditivo financeiro para a reposição dos cabos, custos que sairiam dos cofres municipais, além de o tempo para o conserto ser bem maior.

Comunidade deve denunciar vandalismo no 190

A ajuda da comunidade de Itajaí tem sido fundamental no combate à onda de furtos de cabeamento da iluminação pública no município. A medida é simples: quando os moradores perceberem movimentação de pessoas estranhas junto ao sistema de iluminação, sem os uniformes da QLuz, devem ligar imediatamente para a Polícia Militar pelo número 190.

Manutenção tem diversos canais gratuitos

Para solicitar manutenção ou avisar casos de lâmpadas acesas de dia ou apagadas à noite nas ruas de Itajaí, os moradores agora contam com 04 opções:

  • Telefone 0800 002 1753 exclusivo, gratuito e com funcionamento 24 horas;
  • Aplicativo “QLuz Itajaí” – disponível para Android e iOS;
  • Aplicativo “Conecta.í” (abrir aba Obras e Iluminação Pública) – disponível para Android e iOS;
  • Site “Cidade Iluminada” (link https://itajai.cidadeiluminada.com.br).

Imediatamente após cadastrada, a solicitação aparece na sala de operações da concessionária QLuz Itajaí, que tem prazo de até 48 horas para solucionar o problema, considerando-se condições normais de tempo. Se o caso for resultado de furtos de fiação da iluminação pública, principalmente de longos trechos, o prazo de restabelecimento pode se prolongar devido à complexidade dos trabalhos.

cabos; furtos;

Ruas mais iluminadas aumentam a segurança pública – Foto: Divulgação/Qluz Itajaí

Empresa é especializada em iluminação pública

Com 35 anos de expertise no mercado brasileiro em soluções de Iluminação Pública, Energia Solar e Subestações, a Quantum Engenharia já opera 07 PPPs de iluminação pública: em Itajaí-SC (QLuz Itajaí), Porto Alegre-RS (IP Sul), Palhoça-SC (QLuz Palhoça), Garopaba-SC (QLuz Garopaba), Penha-SC (QLuz Penha), Ribeirão das Neves-MG (IP Minas) e Nova Serrana-MG (QLuz Nova Serrana).

E, no dia 11/02/2025, venceu o leilão da PPP de Iluminação Pública de Joinville (SC) com o consórcio QLuz Joinville. Além disso, possui contratos de prestação de serviços de iluminação pública com diversas cidades das regiões Sul e Sudeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.