UFSC sedia competições paralímpicas com quase 600 atletas neste final de semana

cadeira de rodas vazia na beira de piscina olímpica, enquanto uma pessoa nada

Competições ocorrem no Centro de Desportos da UFSC, onde funciona um Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro. Foto: Maria Isabel Miranda/Agecom/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe neste final de semana, dias 12 e 13 de abril, 596 atletas para disputas em diferentes modalidades e categorias do Meeting Paralímpico, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Centro de Desportos da UFSC (CDS) sedia competições de três modalidades paralímpicas: atletismo, natação e bocha. 

Haverá provas válidas para o alto rendimento e também para as Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, das Paralimpíadas Universitárias e para os Intercentros (disputa entre alunos dos Centros de Referência do CPB, com idade de 7 a 10 anos). A etapa de Florianópolis recebeu 454 inscrições para o atletismo, 115 para a natação e 27 para a bocha.

O Meeting Paralímpico tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É realizado desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que aconteciam desde 2005. 

Entre abril e agosto deste ano, o evento irá passar por todos os estados e pelo Distrito Federal. No último final de semana, o evento teve etapas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). Nesta semana, além de Florianópolis, a cidade de Porto Velho (RO) recebe uma etapa da competição.

Centro de Referência Paralímpico 

Desde o ano passado, a UFSC funciona como um Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro. Por meio da parceria com o CPB, a Universidade oferta aulas de atletismo, natação e goalball. As aulas são gratuitas e contemplam todos os níveis de treinamento – desde a iniciação esportiva até a preparação de atletas de alto rendimento, que competem em eventos estaduais, nacionais e internacionais. O projeto é aberto a pessoas com deficiência física, visual e intelectual – as mesmas categorias de deficiência elegíveis para os Jogos Paralímpicos.

Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. O objetivo é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Florianópolis podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irão cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
O quê: Meeting Paralímpico – Etapa de Florianópolis
Data: 12 e 13 de abril, a partir das 8h
Local: Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC)

 

Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.