Entre abril e maio, uma iniciativa promoverá apresentações interativas para alunos da rede municipal de ensino da Grande Florianópolis
Sete escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis e uma em São José foram selecionadas para receber a temporada 2025 da Fábrica de Leitores , uma experiência de educação interativa pautada no teatro imersivo e contação de histórias. A promove iniciativas de apresentações durante os meses de abril e maio. A iniciativa integra a programação da Semana Municipal do Livro Infantil da Capital, agendada para 15 a 19 de abril.
-A Fábrica de Leitores propõe o fortalecimento da alfabetização e do letramento por meio de estratégias lúdicas e interativas que ajudam a desenvolver as habilidades linguísticas dos estudantes. O programa estimula a imaginação e a criatividade com atividades que envolvem leitura, contação de histórias e teatro de imersão. O projeto foi desenvolvido pela Marte Cultural, produtora de Florianópolis reconhecida por promover o acesso democrático à cultura. Já a experiência educativa é da Platô Cultural, instituição especializada em criar experiências de ensino por meio de novas tecnologias e narrativas imersivas.
Em 2024, a Fábrica de Leitores circulou por 101 escolas e impactou mais de 8,7 mil estudantes da 1ª a 5ª série da rede pública de ensino de 12 cidades do interior de Santa Catarina, deixando um legado valioso.
Em 2025, a Fábrica de Leitores expandiu e levou as experiências em educação para o Nordeste do Brasil, em cinco escolas da cidade de Maracanaú, no Ceará; e agora volta a Santa Catarina para uma temporada na Grande Florianópolis.
Jornada educativa, teatro imersivo
A Fábrica de Leitores segue uma abordagem exclusiva desenvolvida pela Platô Cultural chamada de “Aventuras de Aprendizagem”. Trata-se de uma abordagem pedagógica que combina arte, educação, novas tecnologias e transformação social. “Transformamos o processo educacional em uma experiência imersiva, em que os alunos são protagonistas de suas próprias descobertas”, explicam a coordenadora pedagógica e a assistente artístico-pedagógica do projeto, Marcia Donadel e Mariana Rosa.
Por meio de gamificação, arte e com um olhar para a transformação social, o programa explora os caminhos da alfabetização e do letramento de forma criativa e engajadora. “Dessa forma, a abordagem ganha vida com o teatro imersivo e a releitura da contação de histórias, convidando os alunos a ler e criar novas narrativas, interagir ativamente com os elementos do jogo, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente”.
Nas atividades com os estudantes, realizadas sempre por uma dupla de arte-educadores, cada história é uma jornada repleta de aprendizados. O aluno está envolvido em um mundo ficcional e aprende a considerar seu potencial criativo enquanto avança na trajetória educacional.
Em 2025, os alunos trabalharão a partir do livro Use a Imaginação, mas Cuidado com o Que Você Deseja, de Nicola O’Byrne. Outros livros fazem parte do universo do tabuleiro, embora nem todos sejam lidos com os estudantes. “As atividades passadas por aprimoramentos, garantindo um jogo ainda mais afinado, um manual de instruções mais acessível e inclusivo e um alinhamento ainda mais preciso com a faixa etária das crianças”, pontuaram os especialistas.
A Fábrica de Leitores é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Incentivos da Lunelli, Metalúrgica Spillere e Texneo. A realização é da Marte Cultural, com a idealização da experiência do Platô Cultural.
Informações sobre a agenda de apresentações da Fábrica de Leitores no site oficial do projeto.
Fábrica de Leitores 2025 | Edição Florianópolis e São José
Quando: abril e maio de 2025
Onde: escolas José Amaro Cordeiro, Costa de Dentro, Lupércio Belarmino, João Francisco Garcez e Henrique Veras, em Florianópolis; escola EEF Potecas, em São José
Quanto: grátis
Mais informações: www.fabricadeleitores.art.br
O post Fábrica de Leitores leva arte-educação, teatro e leitura para escolas públicas de Florianópolis e São José apareceu primeiro em Deolhonailha.