

Vale-Samba lança vaquinha para reconstrução após incêndio – Foto: Corpo de Bombeiros Militar/ND
Após ter o barracão destruído por um incêndio, a escola de samba Vale-Samba, atual campeã do Carnaval de Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, lançou uma campanha de arrecadação online para reconstruir a sede.
A presidente da agremiação, Cristina da Silva, fez um apelo nas redes sociais convocando a comunidade a se unir neste momento difícil e fala da vaquinha após incêndio.
Vaquinha para reconstrução
“Hoje eu falo com o coração apertado. Nada vai destruir a nossa vontade de recomeçar, porque essa escola é feita de gente, gente que samba, que luta, que acredita, que veste o azul-e-branco com amor no peito”, disse Cristina.
“Agora, mais do que nunca, precisamos da força de todos. Toda ajuda é bem-vinda. Nosso sonho continua de pé. Vamos mostrar que uma escola de samba não é só estrutura, é alma, é resistência, é comunidade. A Vale-Samba vai brilhar ainda mais forte, e contamos com vocês”, declarou Cristina.

O incêndio atingiu o barracão da Vale-Samba na manhã do dia 2 de abril – Foto: Divulgação/ND
O incêndio
O incêndio de grandes proporções atingiu o barracão da Vale-Samba na manhã do dia 2 de abril. O espaço, que armazenava fantasias, adereços e parte do acervo histórico da escola, foi completamente consumido pelas chamas.
O combate ao fogo mobilizou o Corpo de Bombeiros por mais de oito horas. 12 bombeiros militares e comunitários atuaram na operação, incluindo reforços das cidades de Catanduvas e Água Doce.
Segundo os bombeiros, a grande quantidade de materiais inflamáveis e tóxicos, como isopor, espumas e tecidos sintéticos, dificultou o controle das chamas e acelerou a propagação do fogo.
Apesar dos riscos, o trabalho intenso das equipes conseguiu evitar que o incêndio atingisse imóveis vizinhos, incluindo residências e estabelecimentos comerciais.

O laudo da perícia deve ser concluído em até 30 dias – Foto: Corpo de Bombeiros Militar/ND
Riscos e desafios
De acordo com o tenente-coronel Ilton Schpil, comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Joaçaba, situações como essa apresentam alto grau de risco tanto pela intensidade das chamas quanto pela liberação de gases tóxicos, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e cianeto de hidrogênio.
A investigação sobre as causas do incêndio iniciou no dia seguinte, 3 de abril. O laudo da perícia deve ser concluído em até 30 dias.
A história da Vale-Samba
Fundada em 1979 pela união de dois blocos carnavalescos, a Vale-Samba é a escola com o maior número de títulos no Carnaval de Joaçaba, somando 15 conquistas ao longo de sua trajetória. Com as cores azul e branco, a agremiação é um dos maiores símbolos da cultura carnavalesca da cidade.
Agora, a comunidade se mobiliza para reconstruir não apenas a estrutura física da escola, mas também um pedaço importante da memória e identidade cultural de Joaçaba.

A Vale Samba é a escola com o maior número de títulos no Carnaval de Joaçaba, somando 15 conquistas – Foto: Divulgação/Vale Samba/ND