Surto de mosca-branca ataca lavouras em Içara e preocupa agricultores

A presença de uma praga – já conhecida no campo: a mosca-branca – está causando dor de cabeça para agricultores no Sul catarinense, sobretudo em Içara, onde foi registrado um surto da espécie. O inseto ataca, principalmente, culturas em locais com alta umidade e temperatura, além disso, tem preferência por soja.

Surto de mosca-branca ataca lavouras em Içara e preocupa agricultores  - Epagri/Divulgação/ND
1
3

Surto de mosca-branca ataca lavouras em Içara e preocupa agricultores – Epagri/Divulgação/ND

Epagri iniciou trabalho no campo para combater o inseto  - Epagri/Divulgação/ND
2
3

Epagri iniciou trabalho no campo para combater o inseto – Epagri/Divulgação/ND

Relatos de agricultores são de que já houve uma diminuição dos insetos  - Epagri/Divulgação/ND
3
3

Relatos de agricultores são de que já houve uma diminuição dos insetos – Epagri/Divulgação/ND

O detalhe é que a cidade de Içara se consagra como uma das maiores produtoras da cultura na região. Por isso, a situação acendeu um alerta nas autoridades do município, que se reuniram com técnicos, na Câmara de Vereadores, para discutir formas de enfrentamento a esse inseto.

Entre as medidas, a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) iniciou nessa quarta-feira (16) um trabalho de orientação aos agricultores em Içara, além da coleta de insetos para identificação das espécies e monitoramento.

Os relatos são de que já há uma redução no surto de mosca-branca no munícipio, em comparação à última semana. O frio também deve ajudar no combate, já que nessa época do ano ocorre uma diminuição do ciclo reprodutivo.

Aumentou não traz riscos para saúde

Apesar desse aumento, a Epagri garante que a praga não causa problemas à saúde humana e animal e não há riscos de desabastecimento com os produtos de hortifrúti.

Porém, o órgão não descarta problemas pontuais a agricultores, devido ao ataque dessa praga às lavouras. Além da soja, o inseto é perigoso para as culturas de pimentão, tomate e outras hortaliças e frutas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.