Livro destaca a importância da pluralidade religiosa


Uma reflexão sobre a valorização da diversidade de crenças na construção de uma sociedade mais inclusiva e tolerante Um dos problemas da formação de professores é a falta de exemplos concretos de como é possível realizar ações pedagógicas na Educação Básica que sejam efetivas e transformadoras. No caso específico do curso de Ciências da Religião, o desafio é desenvolver ações que tratem de questões acerca de dogmas, rituais e crenças, de modo a valorizar a pluralidade religiosa e as diferenças entre os sujeitos acerca da religiosidade.
Segundo a professora Cinthia Lopes da Silva, a partir desta temática foi planejada e realizada uma experiência pedagógica que teve a participação de estudantes do curso de Ciências da Religião oferecido pela parceria entre a Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). “Os estudantes, na disciplina Contexto Socioterritorial da Escola, propuseram um evento denominado “Feira das Religiões” que foi realizado na UNIPLAC, em 2022. Os resultados foram reflexões e registros que deram origem ao livro “Educação, Ciências da Religião e lazer: experiência pedagógica na formação de professores”, conta ela.
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“O coletivo de autores que assina o livro tem como intuito que a experiência pedagógica relatada e discutida possa ser um exemplo a ser aplicado nas escolas de Educação Básica, além de continuar no calendário universitário anual. Com isso, almeja-se contribuições ao campo da Educação e uma vida coletiva mais humana, digna e menos preconceituosa”, ressalta.
“Educação, ciências da religião e lazer: experiência pedagógica na formação de professores”
Divulgação
Sobre a obra: “Educação, ciências da religião e lazer: experiência pedagógica na formação de professores”
O livro tem como foco a discussão científica desenvolvida em três capítulos. O primeiro dedica-se a relatar a experiência da Feira das Religiões, formação de professores em Ciências da Religião e interlocuções com o lazer. Os outros dois capítulos se atem ao ensino religioso na escola e uma avaliação da experiência pedagógica na formação de professores em Ciências da Religião. “Apresentamos nesses capítulos produções científicas de professores e acadêmicos que arduamente desenvolveram seus escritos de maneira concisa e didática, para que venham a auxiliar outros profissionais da área”, explica a professora Cinthia.
Os autores propõem no livro ideias para melhorias no campo da Educação, almejando uma vida coletiva mais humana, digna, menos preconceituosa e de aprendizado efetivo na Educação Básica e na formação de professores. “Sabemos o quão importante é a divulgação científica, por isso evidenciamos também a estrutura e o trabalho da Editora Atena no oferecimento de uma plataforma consolidada e confiável para os autores exporem e divulguem seus estudos e investigações para o público em geral. Este livro pode ser uma referência para as escolas de todo o Brasil pelo seu acesso gratuito”, conclui.
Confira gratuitamente o livro.
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