Aeroporto de Forquilhinha terá obras retomadas após 6 meses de impasse

Após quase seis meses paradas, as obras de revitalização do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, serão retomadas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) pelo governador Jorginho Mello (PL), durante assinatura da ordem de serviço.

Obras do aeroporto de Forquilhinha estavam paradas desde dezembro de 2022 – Foto: Divulgação/ASCOM Forquilhinha

O investimento do governo catarinense será de cerca de R$ 11,6 milhões. “Vamos revitalizar todos os aeroportos de Santa Catarina. Precisamos criar alternativas para permitir o pouso e decolagem nos nossos aeroportos e com isso gerar mais recursos para o nosso estado”, anunciou o governador.

A assinatura foi feita durante reunião com os prefeitos da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), em Criciúma. Entre as autoridades presentes, estavam o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, e o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Obras serão retomadas

As obras de revitalização foram interrompidas em dezembro de 2022, após a desistência da empresa que venceu a licitação e que havia iniciado os trabalhos. Até agora, cerca de 21% da obra já foi realizada e R$ 3,6 milhões, investidos.

“Esta foi uma das primeiras situações que precisavam ser destravadas quando assumimos a secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias no final do mês de março. Recebemos a demanda do governador e o compromisso com a região para que a obra fosse retomada”, explicou o secretário Beto Martins.

As obras serão concluídas pela Setep Construções. A construtora deverá executar os serviços remanescentes de recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares, pátio de estacionamento de aeronaves e readequação da faixa de pista, cerca patrimonial e implementação de via de inspeção.

A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em até 90 dias. Com a revitalização, o Aeroporto poderá retomar as atividades de aviação executiva, de serviços de transporte aeromédicos e de transporte de valores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.