Nova sede do Musicarium de Joinville será ‘grande legado para o Brasil’, afirma maestro

O Musicarium de Joinville, no Norte de Santa Catarina, começou a dar os primeiros passos para concretizar o sonho de ter uma sede própria. Recentemente, a Academia Filarmônica recebeu aprovação para captar até R$ 12 milhões via Lei de Incentivo à Cultura.

Imagem mostra projeto arquitetônico da nova sede do Musicarium – Foto: Musicarium Joinville/Divulgação/ND

Com os recursos captados pela Lei Rouanet, o Musicarium poderá elaborar projetos de engenharia, arquitetura e acústico da nova sede. O novo espaço será construído no bairro Cidade das Águas e contará com uma Academia de Música, que terá capacidade para atender aproximadamente 500 alunos.

Atualmente, o Musicarium atende aproximadamente 180 alunos. O maestro Sergio Ogawa define como extraordinária a possibilidade de ampliar o número de alunos atendidos na Academia.

“O jovem brasileiro tem muito talento, só falta oportunidade. E isso é justamente o que o Musicarium busca com a construção da Academia e da sala de concertos”, explica. “Será um grande legado não só para Joinville, mas para o Brasil”, finaliza Ogawa.

Além da Academia, a sede contará com um concert hall, com capacidade para aproximadamente 700 pessoas. A previsão é que o edifício seja construído até 2030.

Os recursos da Lei Rouanet para a construção da sede serão captados de forma indireta, por meio de renúncia fiscal. Pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do seu Imposto de Renda para projetos culturais. Por isso, a instituição deverá buscar parceiros que queiram destinar seu imposto ao projeto.

Projeto é inspirado em referências internacionais

O projeto da nova sede do Musicarium foi inspirado em referências internacionais. De acordo com a instituição, uma das inspirações é a Philharmonie de Paris, uma das mais populares da França.

A instituição também buscou referências no Walt Disney Concert Hall. Ele conta com fachadas curvas e sua acústica é considerada uma das melhores do segmento.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.