Indústria resgate o legado de Celso Ramos

A Semana da Indústria vai começar hoje, na sede da Federação das Indústrias, com dois importantes eventos: a Exposição “125 anos, o legado de Celso Ramos”, e a entrega a seis empresários das Medalhas do Mérito Industrial da Fiesc e da Confederação Nacional da Indústria.

Exposição “125 anos, o legado de Celso Ramos”, na sede da Fiesc – Foto: Sistema FIESC/NDTrata-se de evento de significado histórico, precedido de uma criteriosa seleção dos industriais que mais se projetaram em diferentes regiões e setores econômicos do Estado.

A história destes pioneiros é ignorada muitas vezes pela maioria da população e compreende sempre relatos emocionantes sobre os desafios superados por estes desbravadores, muitos deles pioneiros na atividade.

A programação conta este ano com um resgate de excepcional relevância. A exposição sobre a vida e a obra de Celso Ramos merece ser divulgada para todos os catarinenses. Hoje, se for pesquisada, deve ser pouco conhecida, sobretudo, pelas novas gerações.

Foto histórica e inédita na Exposição da Fiesc. Celso Ramos e o irmão Nereu Ramos, no dia 15 de junho, Cine Ritz, após Convenção do Partido Social Democrático (PSD). No dia seguinte, Nereu perderia a vida com o governador Jorge Lacerda no acidente aéreo em São José dos Pinhais (PR). – Foto: Fiesc

A passagem de Celso Ramos pela presidência da Fiesc, desde sua fundação, constituiu um salto gigantesco no desenvolvimento de Santa Catarina. E esta sua atuação de liderança no setor produtivo resultou num envolvimento político que culminou, como governador, com a maior e mais profunda transformação do Estado no século passado.

Santa Catarina, definitivamente, é uma antes, e outra totalmente diferente e desenvolvimentista depois de Celso Ramos no governo durante os cinco anos em que governou o Estado.

O que faltava em termos de infraestrutura rodoviária, elétrica, educacional, industrial e de saúde, mereceu atenção especial com a criação de órgãos e execução de obras e serviços vitais por toda Santa Catarina.

Sem dúvida, o melhor governador da história catarinense.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.