Pacientes com dengue são acompanhados por telefone em Itajaí; saiba como funciona

A alta de casos de dengue também motivou Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, a criar uma central de monitoramento da doença. Em tempo real e remoto, a ação busca auxiliar o sistema de saúde a combater a dengue, na expectativa de prevenir o agravamento da doença nos pacientes positivos.

Central de monitoramento dos casos de dengue

Itajaí cria central de monitoramento de casos de dengue – Foto: Marcos Porto/Prefeitura de Itajaí/Divulgação/ND

O serviço começou na segunda-feira (15) e atende a população de Itajaí todos os dias, das 7h às 19h. O acompanhamento dos pacientes que testaram positivo para dengue é feito por telefone, por quatro profissionais.

Nesse contato, são repassadas orientações sobre os cuidados com hidratação, os sinais da alerta do possível agravamento da doença, além da necessidade de controlar a pressão arterial e a temperatura diariamente na unidade de saúde. O serviço ainda monitora os pacientes internados e pós-alta do Hospital Marieta Konder Bornhausen.

“O serviço é muito importante para agilizarmos o atendimento em casos graves e auxiliarmos no combate à dengue no município. Apesar de estarmos realizando esse atendimento remoto, os pacientes precisam buscar a unidade de saúde caso tenham os sinais de alerta de agravamento da doença”, comenta a coordenadora da central de monitoramento da dengue, a enfermeira Kelly Mara Oemming.

Os pacientes leves recebem no mínimo quatro ligações da central: no primeiro dia após ser positivado, no terceiro, no sexto e no oitavo dia de monitoramento. Caso apresente melhora, ele recebe alta dos profissionais.

Já os casos em que o paciente apresenta sinais de alerta, como dor abdominal, manchas no corpo, vômito persistente, diarreia, sangramento nasal, gengival, entre outros, ele é referenciado para a unidade básica de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do CIS (Centro Integrado de Saúde).

Sintomas dos pacientes que testaram positivo para dengue são acompanhados pela central – Foto: Marcos Porto/Prefeitura de Itajaí/Divulgação/ND

A iniciativa é da DVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) e da Diretoria de Atenção à Saúde. A central acompanha atualmente 344 pacientes com dengue, além de 27 que permaneceram em observação/internação no Hospital Marieta. O serviço é localizado junto ao CIS.

 

Combate à dengue

“O Município tem adotado diversas medidas de combate à dengue, como a central de monitoramento de casos para evitar o agravamento da doença e a implementação de teste rápido de dengue para agilizar o processo de atendimento dos pacientes. Também são realizadas ações de controle dos focos, como visitas de orientação nas casas, aplicação de inseticida e mutirões de limpeza. Porém, precisamos que a comunidade faça sua parte e nos ajude no combate ao Aedes aegypti”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

É importante que os pacientes mantenham sempre os dados pessoais, como número de telefone, atualizados junto às unidades de saúde de referência para facilitar o contato dos profissionais de saúde em caso de necessidade.

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