Joinville confirma mais dois óbitos por dengue; cidade acumula 15 mortes

A prefeitura de Joinville, no Norte do Estado, confirmou mais duas mortes causadas pela dengue nesta sexta-feira (19). Desde janeiro de 2023, foram registradas 15 mortes por este motivo na cidade.

Dengue – Foto: Dive/Divulgação/ND

O 14º óbito foi de um homem, de 92 anos, com comorbidades, morador do bairro Guanabara, que faleceu em um hospital da rede pública em 3 de maio.

O 15º óbito foi de uma mulher, de 88 anos, com múltiplas comorbidades, moradora do bairro Itinga, que faleceu em um hospital da rede pública em 8 de maio.

Este é o quinto óbito confirmado no município em menos de 10 dias. Neste ano, 9,3 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville. Por meio do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), ficou evidenciado que a maioria dos focos de dengue está nas residências.

Desde março deste ano, a Prefeitura de Joinville decretou situação de emergência por conta da epidemia de dengue. Na prática, a medida possibilita que sejam fortalecidas as estratégicas epidemiológicas e também que sejam pleiteados recursos adicionais para o enfrentamento da dengue em Joinville.

Dificuldade para abastecer estoque

Joinville está enfrentando dificuldades para abastecer o estoque de testes de dengue. Apesar de, atualmente, o estoque ser suficiente, a empresa fornecedora já manifestou dificuldade de atender a demanda da cidade devido a alta procura pelo produto.

A prefeitura da cidade do Norte do Estado afirma que já tomou providências para evitar desabastecimento. Conforme a prefeitura, outras alternativas para abastecer o estoque estão sendo estudadas. O município já busca com consórcios e demais entes alguma licitação ou ata de registro de preços que possam ser usados.

Medidas para evitar a doença

A forma mais efetiva de barrar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é evitar água parada em locais como pneus, garrafas e demais recipientes. Medidas simples para a eliminação dos focos nas residências ajudam a garantir a segurança de toda a localidade.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, possui outras ações permanentes de combate à dengue focadas nas localidades com mais casos confirmados. Até agora, os bairros, Comasa, Jardim Paraíso e Bom Retiro registraram o maior número de casos.

A denúncia de focos de dengue pode ser feita por meio do aplicativo Joinville Fácil e também pelos canais de atendimento da Ouvidoria.

Por meio do site da prefeitura, a população pode acompanhar o painel de evolução da dengue em Joinville, bem como materiais informativos e educativos para fortalecer o combate ao mosquito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.