Protocolo de atendimento às pessoas em situação de violência sexual em Joinville é atualizado

O município de Joinville, no Norte de Santa Catarina, divulgou nesta quinta-feira (18), a atualização do Protocolo Municipal de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual.

Pontos de atendimento às pessoas em situação de violência sexual foram ampliados – Foto: Reprodução/ND

A apresentação do documento ocorreu exatamente no Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Criado em 2009, o protocolo orienta o atendimento à vítima da violência e sua família.

Uma das novidades anunciadas é a ampliação dos pontos de atendimento às pessoas em situação de violência sexual. Agora, o atendimento de casos agudos, até 72 horas após a violência, também ocorrerão nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Sul e Leste, e no Pronto Atendimento Norte.

O atendimento também continua sendo realizado nos hospitais São José, Bethesda, Infantil Dr. Jeser Amarante Faria e Regional Hans Dieter Schmidt.

“A Secretaria da Saúde estabeleceu uma Nota Técnica para a comunicação entre a DPCAMI e a Atenção Primária em Saúde. Queremos garantir os cuidados sequenciais desses usuários, por meio da busca ativa realizada pelos profissionais da saúde que atendem nos territórios de referência”, explica a assistente social da Secretaria da Saúde, Fabiane Farikóski, presidente da Comissão Aconchegar.

A Comissão Aconchegar é formada por integrantes da Prefeitura de Joinville (Conselho Tutelar, Secretarias da Saúde, Educação, Assistência Social e Proteção Civil e Segurança Pública), Forças de Segurança, Instituto Geral de Perícias (IGP), Ministério Público e Hospitais da cidade.

A nova versão do documento preconiza, ainda, a garantia da integralidade no atendimento às vítimas por meio do compartilhamento dos registros recebidos pela DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso) para toda a rede envolvida no serviço

Adicionar aos favoritos o Link permanente.