Joinville abre inscrições para seminário que discutirá memória dos povos originários

O município de Joinville, no Norte de Santa Catarina, divulgou nesta sexta-feira (19), a abertura das inscrições para o seminário “Direito à memória dos Povos Originários”, que ocorre nos próximos dias 23 e 24 de maio.

Museu Nacional de Imigração e Colonização – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Entre os destaques do evento, está a participação da coordenadora geral de Políticas Culturais do Ministério dos Povos Indígenas, Chirley Pankará. A programação também receberá lideranças indígenas da região Norte do Estado.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma on-line, neste link. Todas as atividades ocorrerão na Estação da Cidadania do Aventureiro, na Rua Santa Luzia, 955.

A coordenadora do Museu Nacional de Joinville, Elaine Machado, destaca a necessidade de debater a questão dos povos originários. “O museu, por discutir imigração e colonização na região Sul do país, precisa considerar a população indígena nessa dinâmica. A intenção é relacionar o processo de afastamento desses povos dos próprios territórios ao longo dos últimos séculos. Compreendemos que falar sobre esse tema faz parte da função social do museu”, explica.

Participam do Seminário indígenas das etnias guarani e kaingang. A organização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, por meio do Museu Nacional de Imigração e Colonização, em parceria com a Univille, a Secretaria de Assistência Social e a Associação Amigos do MNIC.

Confira a programação do Seminário

Dia 23/05 (terça-feira)

19h – Abertura

19h15 – Apresentação do coral da Tekoá Piraí

19h30 – Conferência de abertura “Direito à memória dos povos originários”

Convidados:

Chirley Pankará – Coordenadora Geral de Políticas Culturais – Ministério dos Povos Indígenas

Cacique Lídia Timoteo – Aldeia guarani Yankapora

Dia 24/05 (quarta-feira)

8h às 10h – Relatos de experiência – Museus de Santa Catarina

10h30 às 12h – Painel “Presença, Resistência e Representações indígenas”

14h às 15h30 – Painel “Educação, saberes e aproximação do universo indígena”

16h às 17h30 – Painel “Direito à cidade”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.