Com 3 regiões sem leitos disponíveis, taxa de ocupação geral da UTI chega a 97% em SC

Dos 1.183 leitos ativos de UTI em Santa Catarina, 97,46 % estão ocupados, sendo que em três regiões não há mais vagas disponíveis. Há apenas 30 leitos vagos no Estado, dos quais 20 são na UTI Adulto, nove Neonatal e um no Pediátrico, que está com a situação mais crítica. Os dados constam no Painel de Leitos do SUS da SES/SC (Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina), atualizados pela última vez às 22h de domingo (21).

UTI Pediátrica tinha apenas uma vaga disponível – Foto: Divulgação/Governo de SC/ND

Nas regiões Grande Florianópolis, Foz do Rio Itajaí e Grande Oeste não havia mais leitos e a taxa de ocupação nas localidades chegou a 100%. Nas outras quatro regiões o índice de ocupação está acima de 95%.

Dos 30 leitos disponíveis, a maioria está no Planalto Norte e Nordeste, onde há 11 vagas. Há ainda oito leitos vagos na região Sul; oito no Meio Oeste e Serra catarinense e três no Vale do Itajaí.

Situação geral dos leitos de UTI em SC; havia 30 vagas disponíveis – Foto: Governo SC/Divulgação/ND

Leitos Pediátrico tem situação crítica

A situação dos leitos de UTI Pediátricos no Estado é a mais crítica, pois de 121 unidades ativas, há apenas uma vaga disponível na região do Meio Oeste e Serra catarinense.

Conforme os dados disponível pelo painel, a vaga está disponível no Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages.

As outras seis regiões de Santa Catarina estão com todos os leitos deste tipo ocupados.

Situação dos leitos de UTI Pediátricos em SC é a mais crítica – Foto: Governo SC/Divulgação/ND

Leitos de UTI Neonatal

A situação dos leitos de UTI Neonatal também é preocupante, pois há apenas nove vagas disponíveis em Santa Catarina, de 237 leitos ativos. A taxa geral de ocupação deste tipo de leito chega 96%, sendo que quatro regiões tiveram todos os leitos ocupados. São elas: Grande Florianópolis; Foz do Rio Itajaí, Sul e Grande Oeste.

Já das nove vagas de UTI Neonatal disponíveis, quatro estão no Meio-Oeste e Serra catarinense; três no Vale do Itajaí; e duas no Planalto Norte e Nordeste.

Situação dos leitos de UTI Neonatal em SC – Foto: Governo SC/Divulgação/ND

Leitos de UTI Adulto

Em relação aos leitos de UTI destinado aos adultos a ocupação geral chega a 97,58%, com apenas 20 vagas disponíveis no Estado. Os leitos disponíveis estão localizado em hospitais das regiões: Planalto Norte e Nordeste, com nove vagas; Sul, com oito vagas; e Meio Oeste e Serra catarinense com três.

Em quatro regiões não há mais leitos disponíveis na rede pública. São elas: Grande Florianópolis; Foz do Rio Itajaí; Vale do Itajaí e Grande Oeste

Se comparado com os dados da última sexta-feira (19), houve uma leve piora em relação aos leitos de UTI Adulto, pois naquela ocasião havia seis leitos a mais disponíveis em Santa Catarina para atender o público.

Situação dos leitos de UTI Adulto em SC – Foto: Governo SC/Divulgação/ND

Dengue e gripe

Conforme a Secretaria de Saúde do Estado, Santa Catarina enfrenta um período sazonal, com  aumento de casos de doenças infecciosas virais, como a dengue e doenças respiratórias, que tem gerado alta nos atendimentos na rede pública.

Conforme o último boletim da dengue, divulgado pela Dive, 34,7 mil casos foram confirmados em Santa Catarina até o último dia 15 de maio, sendo que 38 já morreram em decorrência da doença. Já em relação a gripe, foram confirmados 245 casos de influenza, com 12 mortes.

Referente a UTI, a pasta destacou se faltar leitos na rede pública, o Estado irá contratar vagas no setor privado para suprir a demanda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.