JEC Futsal empata com o Barracas Central e garante liderança na Libertadores

Superação e raça. O JEC Futsal mostrou que tem força mental para buscar o resultado e garantiu a liderança do grupo B na Libertadores. Na tarde desta terça-feira (23), o Tricolor saiu perdendo por 2 a 0 para o Barracas Central, da Argentina, mas com dois gols de Eder Lima, que fez sua estreia na competição após se recuperar de dengue, fechou o jogo em 2 a 2 e cravou o primeiro lugar na primeira fase.

Eder Lima marcou os dois no empate que garantiu o JEC Futsal na liderança da Libertadores – Foto: Juliano Schmidt/JEC Futsal/Divulgação/ND

Mudando o quinteto que vinha iniciando os jogos, o Tricolor foi à quadra com Willian, Léo, Gabriel Gurgel e Igor Costa. No entanto, nem a mudança, nem a rotação do primeiro tempo surtiram efeito em um dia irreconhecível do JEC Futsal.

Em uma linha alta de marcação e uma postura de propor o jogo, o Barracas Central dava espaço de quadra para o Joinville ao mesmo tempo em que era letal na quadra ofensiva. Logo no segundo minuto, Russo abriu o placar para os argentinos aproveitando um erro joinvilense. Com a bola na quadra de defesa, Henrique tentou atravessar um passe na frente da área, Russo antecipou e já chegou batendo, surpreendendo o goleiro Willian e abrindo o placar.

Dois minutos depois, uma jogada em transição com velocidade pegou o Tricolor completamente desarrumado na quadra defensiva. Ramirez avançou pela ala direita, venceu a marcação de Gabriel Penezio e bateu no canto de Willian para ampliar.

Apesar da vantagem, o Barracas continuava com forte marcação, apostando na velocidade e buscando o gol. Já o JEC estava completamente apático, desatento, errando passes e sem conseguir aplicar suas principais características: marcação, movimentação e versatilidade na troca de passes.

Mudança e empate tricolor

No segundo tempo, o Barracas continuou pressionando na marcação individual, limitando as opções de passe e movimentação sem bola dos jogadores tricolores.

JEC conseguia, aos poucos, se movimentar mais e criar oportunidades mais próximas ao gol, do outro lado, o time argentino conseguia ganhar a quadra de ataque com o Tricolor aberto e dando liberdade ao adversário.

Cassiano Klein trocou aos 6 minutos e colocou Deivão no gol para tentar usar a forte característica de pés do goleiro e potencializar o time na quadra de ataque, empurrando o time argentino para o próprio setor defensivo.

Aos 12 minutos, em chute forte de Gabriel Penezio, a bola bateu no braço do jogador argentino e o árbitro não hesitou em marcar pênalti para o JEC. Na cobrança, Eder Lima bateu no canto direito para diminuir a vantagem do Barracas. Logo depois do gol tricolor, um apagão no Poliedro parou o jogo por mais de cinco minutos.

No retorno após o apagão, o time argentino, que estava estourado em faltas, lançou o goleiro linha para manter a posse de bola e queimar o tempo e as chances do JEC empatar. Sem a bola, subia a linha de marcação para atrasar o jogo tricolor.

Apesar das tentativas argentinas, o JEC conseguia manter a posse de bola usando Deivão para organizar as ações de ataque. E funcionou. Aos 18 minutos, Deivão iniciou a jogada, tocou em Léo que deixou para Rafinha na ala esquerda. O camisa 55 colocou na área e Eder Lima, mais uma vez, colocou no fundo da rede para empatar.

O resultado confirma o Tricolor na primeira colocação do grupo B. Os confrontos e horários dos jogos das quartas de final serão definidos ao fim da rodada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.