Envolvimento da comunidade e foco em sustentabilidade são legados deixados pela The Ocean Race

Ao todo, são quase 10 mil alunos passando pela Vila da Regata durante 11 dias do evento – Foto: Charles Drapeau / GUYOT environnement – Team Europe/ND

A The Ocean Race não é apenas a maior regata transoceânica do mundo, o que já é um marco, mas ela também tem como missão mudar os lugares por onde passa e, em Itajaí, não é diferente. Desde a primeira vez em que recebeu uma etapa da regata, o município mudou. E as mudanças se perpetuam ano após ano, passando de geração em geração. O legado deixado pela The Ocean Race Itajaí é capaz de mudanças importantes. Uma das ações que mostram como o evento tem um propósito de impactar diretamente a vida das pessoas é a visita de alunos à Vila da Regata. Não apenas por ser uma visita, mas por tudo que ela insere nos estudantes.

Ao todo, são quase 10 mil alunos passando pela Vila da Regata durante 11 dias do evento. Nestas visitas, os estudantes conhecem as atrações, exposições, atividades e os projetos de sustentabilidade.

“A ação que nós realizamos com as crianças na The Ocean Race Itajaí é o maior legado que existe para a nossa cidade e para o nosso estado. A visitação dos pequenos conecta tudo o que empregamos de sustentabilidade, e faz com que elas tenham acesso e levem para casa essa conexão para ter um novo futuro e preservar os oceanos”, destaca o secretário de Estado de Turismo e presidente do comitê organizador da Itajaí Host City, Evandro Neiva.

Entre as atividades à disposição dos estudantes estão a visita às bases dos times da 11th Hour Racing e Malizia, a exposição Mar Adentro – Juntos pelos direitos dos oceanos, do INIS (Instituto Itajai Sustentável), planetário, Race Boat Experience, Sail a Future Program, visita ao Ecoponto do Centreventos, exposição O Fantástico Mundo Marinho do SEMASA, Water Family Game, entre outros.

O envolvimento de crianças e adolescentes é uma das premissas que fazem com que o legado da The Ocean Race Itajaí se perpetue. A regata é centrada na qualidade, na competição, nos desafios enfrentados e superados pelos velejadores e suas equipes, mas também tem como pilar a preocupação ambiental e a responsabilidade de fomentar o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade por onde passa.

Para isso, além de envolver a comunidade por meio de ações como a visitação dos estudantes, projetos e programas desenvolvidos pelo município, a sustentabilidade é aplicada na prática fazendo esse legado ser palpável.

A própria montagem da Vila da Regata é ancorada em sustentabilidade, com um plano garantindo as boas práticas em prol do meio ambiente. Entre as ações diretas estão: copos de uso contínuo, água gratuita, embalagens e talheres sustentáveis na área gastronômica, compostagem de 100% dos resíduos produzidos nas cozinhas, gerenciamento de resíduos sólidos, destinação correta de todo óleo de cozinha usado, segregação de resíduos recicláveis e bicicletário gratuito.

Esses pilares de redução do uso de plástico e consumo consciente hoje fazem parte do DNA de Itajaí e, em todas as ações desenvolvidas pelo município desde a primeira passagem da The Ocean Race pelo município, em 2011, essas ações estão presentes e continuarão com a largada dos barcos, no dia 23 de abril.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.