FOTOS: Cadela vítima de maus-tratos é resgatada em trabalho de parto em Ibirama

Uma cadela em trabalho de parto foi socorrida por uma ONG (Organização não-governamental) de proteção animal com o apoio de policiais civis no distrito de Dalbérgia em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí. A operação para resgatar o animal teve início na terça-feira (11).

Cadela estava em trabalho de parto quando foi socorrida por ONG e Polícia Civil de Ibirama - Polícia Civil/Divulgação/ND
1
2

Cadela estava em trabalho de parto quando foi socorrida por ONG e Polícia Civil de Ibirama – Polícia Civil/Divulgação/ND

Cadela estava em trabalho de parto quando foi socorrida por ONG e Polícia Civil de Ibirama - Polícia Civil/Divulgação/ND
2
2

Cadela estava em trabalho de parto quando foi socorrida por ONG e Polícia Civil de Ibirama – Polícia Civil/Divulgação/ND

Segundo o agente de Polícia Civil Uilton Elias da Rosa, que participou da ação, a cadela foi encontrada nos fundos de uma casa desocupada. O animal foi encontrado sem comida ou água, com uma grande quantidade de moscas ao redor.

“Fomos acompanhados por uma representante de uma ONG (Organização não-governamental) de proteção aos animais aqui da região. Na hora que a gente chegou lá, a gente foi para os fundos da residência e já se deparou com a cadela em estado de parto, com dois filhotinhos mortos ao redor dela e três filhotinhos vivos, todos rodeados de moscas, muitos ovos de mosca em cima da cadela e dos filhotes”, afirmou o policial à reportagem da NDTV.

Dentro do pote de comida, havia barro seco ao invés de ração, indicando que a situação já existia no local há mais tempo. Os responsáveis pelo animal não foram encontrados.

“Não foi possível realizar a prisão em flagrante dos tutores pois não havia moradores na casa, mas o delegado instaurou inquérito para apurar essa situação de maus-tratos. A gente levou a cadela mãe e os três filhotinhos achados vivos para um veterinário e lá na clínica ela teve outros quatro filhotes”, revelou.

Na clínica, dois filhotes teriam morrido e outros dois sobreviveram. De acordo com o policial, entre todos os filhotes, havia dois deles bastante fracos e a mãe não estava conseguindo produzir leite suficiente para nutri-los.

Segundo o veterinário que atendeu o animal, o quadro de desnutrição do animal era grave. A falta de alimentação da cadela durante a gestação teria sido determinante para a morte dos filhotes, de acordo com o profissional.

O trabalho de parto da cadela teria durado quase um dia inteiro. Alguns dos filhotes morreram dentro da bolsa amniótica pois, segundo o policial, a cadela não teve sequer forças em alguns momentos para abrir a bolsa que revestia os filhotes.

“O delegado já instaurou inquérito, os moradores da casa poderão ser indiciados pelo crime de maus tratos aos animais, que podem resultar em uma pena de dois a cinco anos de prisão” finaliza Uilton Elias da Rosa.

*Contribuiu a repórter Gabriela Szenczuk

Adicionar aos favoritos o Link permanente.