Canil clandestino é fechado em São José e polícia resgata 27 cães de raça que irão para adoção

Um canil clandestino foi fechado no bairro Sertão do Maruim, em São José, na Grande Florianópolis, nesta quarta-feira (12). No local, foram resgatados 27 cães de raça que serão encaminhados para adoção responsável.

Cães de raça são resgatados de canil clandestino em São José – Foto: PCSC/Divulgação/ND

Os cachorros são das raças Shih-tzu, Spitz Alemão, Lulu da Pomerânia e Chihuahua. A operação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Proteção Animal da Grande Florianópolis, em operação conjunta com a Diretoria de Bem-Estar Animal de São José.

Após receber a denúncia, as instituições foram ao local e constataram que não havia condições para a reprodução legal. Uma mulher foi conduzida à Central de Plantão Policial, onde foi instaurado o procedimento para a apuração do crime de maus-tratos qualificado.

Segundo a prefeitura de São José, ao menos três mamães, que eram usadas como matrizes (usadas para procriação indiscriminada), estão debilitadas. Os demais parecem estar bem.

Os animais vão passar por exames clínicos e após o ciclo de vacinação e castração (dentro de aproximadamente 60 dias) estarão disponíveis para a adoção. Por enquanto, os cães estarão na hospedagem conveniada “Doce Lar”.

Como funciona a adoção

De acordo com a prefeitura, quem deseja adotar algum animal precisa ser morador de São José e deve entrar em contato com a Dibea, por meio do telefone 48 98419-2682, para manifestar interesse.

Em 60 dias os animais resgatados nessa operação estarão disponíveis para doção. A prefeitura lembra que será realizada uma grande feira de adoção no próximo sábado (15), no Centro Multiuso de São José. Cerca de 90 cães estarão disponíveis para a adoção consciente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.