“Eu trabalho na GMF há 15 anos, mas também sou terapeuta holístico e, antes de iniciar os atendimentos, eu comecei a por em prática o que aprendi em minha própria vida. Isso fez com que eu mudasse meu olhar sobre tudo o que acontece conosco. No meu trabalho, observo muitas pessoas que estão como eu era, e tenho a possibilidade, através de um simples ato, de mostrar que é possível que tornemos nossa vida um motivo de celebração todos os dias. Quando acordamos, ganhamos um novo presente”, conta Charles.
Natural de Florianópolis, mas criado até os 16 anos em Imbituba, retornou para Florianópolis e atua como policial municipal há cerca de 15 anos. Em conversa com o Portal Ahora, quando perguntado sobre como recebia o carinho da população de Florianópolis e de todo estado, Charles mostra um sentimento de real felicidade.
“Compreendi que a maior motivação que podemos ter em todos os momentos de nossa vida é interno, nada externo vai trazer paz, alegria e gratidão pela vida. Recebi com entusiasmo o “sucesso” da atitude, pois o objetivo estava sendo alcançado. Fiquei mais motivado a continuar fazendo, sentimentos que são renovados a cada dia com o retorno das pessoas ao me encontrar pelas ruas da cidade”, finaliza.
Sensação nas redes sociais
Conhecido popularmente como “Guarda Sorriso”, Charles foi sucesso recente no Instagram após uma postagem da página “Floripa Mil Grau”, que fez um pacote com algumas fotos e montagens envolvendo o guarda.
“Esse sorriso e o aceno fazem a diferença na entrada da ponte em direção à ilha.”, diz um dos usuários a deixar um comentários.
“Esse guardinha é o mais gente boa, trabalhei um tempo no centro e ele sempre educado com as pessoas e fazendo um ótimo trabalho, esses dias eu vi ele na via expressa ajudando a empurrar um carro que apagou bem na via. Esse é gente da gente”, compartilha outro.
Sorriso na rua, alegria em casa
A esposa de Charles, Vívian Darcy Andrade, revelou ao AHora que Charles é a mesma pessoa em todos os lugares e que sua atitude positiva e gentil não vai além da sua personalidade natural.
“Uma atitude simples como sorrir e cumprimentar pessoas não deveria ser notícia. Mas, hoje em dia, uma pessoa ser simpática vira notícia, o que quer dizer que a humanidade não está num bom caminho. Para o Charles, distribuir sorrisos é fácil. Ele está sempre buscando deixar a vida mais leve com sorrisos e atitudes gentis”, revela Vívian.
Na corporação da GMF, a sensação é a mesma. Mesmo entre colegas que não têm contato constante, Charles é unanimidade e recebe apoio de todos os companheiros de guarnição.
“Apesar de não trabalharmos no mesmo turno, o que dificulta nossos encontros na corporação, o Charles traz um efeito positivo sobre todos nós. Toda a Guarda Municipal de Florianópolis acha legal e apoia a atitude dele”, diz Fábio Batista, colega de GMF.