Requentar café é tóxico? Entenda se há riscos ao organismo

Muitos falam que requentar o café pode trazer efeitos adversos à saúde. Então, você acredita que café requentado é tóxico ao organismo?

Café requentado faz mal?

As especialistas apontam que requentar a bebida pode trazer perdas nas suas substâncias – Foto: Dmytro Sheremeta/ND

A endocrinologista e metabologista da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) Thais Mussi, afirma que a resposta é sim. Isso ocorre por conta da destruição do aroma e do gosto de queimado, que causa uma degradação de substâncias, como de óleos e da própria cafeína.

“Isso vem do conceito amargo, que aumenta a nossa salivação, nossa produção de enzimas hepáticas. Quando requentamos, há uma maior degradação [do conceito amargo]. Então os óleos essenciais, a cafeína, que dão esse sabor amargo, acabam ficando com um gosto de queimado. Essa reação química faz com que caia a qualidade”, aponta a nutricionista Gabriela Cilla.

Com essa mudança nos aromas, a toxicidade pode acarretar sintomas de azia, indigestão, dores de cabeça e até mesmo o refluxo.

Modo eficaz de reaquecer o café

As especialistas aconselham que não existe um modo eficaz e seguro de reaquecer a bebida que não provoque efeitos tóxicos.

Conforme as especialistas, o ideal sempre é fazer e consumi-lo na hora, e no máximo deixar a água quente em uma garrafa térmica para poder passá-lo depois.

“Após 25 minutos, aproximadamente, começa o processo de oxidação. O ideal, realmente, é fazer fresquinho e tomá-lo em uma hora, no máximo”, explica Thais.

Nos casos em que a bebida sobra, é recomendado que seja efetuado o descarte e fazer uma nova, acrescenta Gabriela.

Outra forma que a nutricionista indica é que seja feita a mudança na preparação. A pessoa pode utilizar a bebida que já perdeu a temperatura e, assim, consumir em macchiato ou smoothie, que são feitas com a bebida fria ou gelada.

A especialista afirma que, nos casos de consumo da bebida requentada, a pessoa pode contornar os efeitos tóxicos elevando o consumo de água após a ingestão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.