Receita pagará cerca de R$ 7,5 bilhões no 1º lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal fará, nesta semana, o pagamento do primeiro lote de restituição do IR (Imposto de Renda Pessoa Física de 2023). Serão distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes. O pagamento deve ser feito na quarta-feira (31).

Pagamento do primeiro lote será feito na quarta-feira (31) – Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

O lote – considerado pelo órgão o maior da história – contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários. Idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix estão no grupo prioritário.

Para o contribuinte consultar se a restituição estará disponível, basta acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”.

Prazo para entrega do Imposto de Renda 2023

A entrega da declaração do imposto, que começou no dia 15 de março, termina na próxima quarta-feira (31), às 23h59.

A Receita Federal informou que até o início da manhã desta segunda-feira (29), mais de 33,2 milhões de declarações já haviam sido entregues. A expectativa do órgão é que 39,5 milhões sejam entregues até o prazo final.

Como fazer a declaração

O preenchimento e a entrega da declaração podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.

A Receita Federal destaca que o contribuinte que usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber o valor da restituição por meio da chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão) terá prioridade no recebimento da restituição, respeitando os demais públicos prioritários que são idosos, pessoas com deficiência e professores.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.