Com taxa de ocupação alta, Governo anuncia abertura de novos leitos de UTI no SUS em Brusque

Com uma taxa de ocupação de leitos de UTI preocupante em Santa Catarina, chegando a 99% de lotação, o Governo estadual e a Secretaria de Estado da Saúde assinaram na tarde desta segunda-feira (29) a abertura de 30 novos leitos de UTI para o Hospital e Maternidade Imigrantes, em Brusque, no Vale do Itajaí.

Hospital e Maternidade Imigrantes

Hospital e Maternidade Imigrantes, de Brusque, receberá mais leitos de UTI – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

 

Nesta segunda-feira a unidade hospitalar chegou a 83,33% de lotação, com apenas um dos seis leitos disponíveis, segundo o Painel de Ocupação de Leitos de UTI do SUS.

Os 30 leitos disponibilizados serão divididos em 10 para a UTI adulto, 10 de UTI pediátrico e 10 leitos para a UTI neonatal. As novas vagas estarão disponíveis para a população a partir desta terça-feira (30).

Ainda de acordo com o Governo, o Hospital e Maternidade Imigrantes também está sendo habilitado em cirurgias eletivas de média e alta complexidade de ortopedia e urologia.

“A secretária Carmen Zanotto está se virando nos 30, porque ela sabe que o Governo tem um grande compromisso de dar socorro as pessoas que precisam. Nós aumentamos 46 novos leitos hoje, mais com que nós já temos, passamos de 1.300 vagas de UTI em Santa Catarina. Isso talvez ainda seja pouco, mas se for preciso nós vamos comprar fora para proteger e ir ao encontro das dificuldades e anseios das pessoas que precisam desse atendimento”, afirmou o governador do Estado, Jorginho Mello.

“A saúde é prioridade no plano de governo e também para mim, particularmente. Estamos correndo atrás de leitos, com esses 30 de hoje no Hospital e Maternidade Imigrantes, mais 16 no Hospital Azambuja, já são mais 46 novos leitos para a região do Vale do Itajaí. Isso é levar a saúde a sério”, complementa o governador.

Mais leitos em Brusque

Outra unidade de saúde de Brusque também recebeu a ampliação no atendimento. O Hospital Azambuja, que chegou a 96,15% da taxa de ocupação hoje, recebe 16 novos leitos de UTI para atender a população.

“Estamos buscando ativar todos os leitos que são possíveis dentro da rede hospitalar própria e da rede hospitalar conveniada. Trabalhando diuturnamente para a ampliação da assistência em saúde do nosso Estado,” afirma a secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto.

120 novos leitos para SC

Com as novas ativações, 120 novos leitos de UTI foram entregues para a população catarinense. Confira a lista completa abaixo.

  • 30 leitos no Hospital Imigrantes, em Brusque – 10 adultos, 10 infantis e 10 neonatais;
  • 30 leitos no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí – 20 Adulto e 10 neonatais;
  • 2 leitos no Hospital Santa Catarina, em Blumenau – 2 neonatais;
  • 8 leitos Hospital Regional Araranguá – 8 neonatais;
  • 10 leitos no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio – 5 infantis e 5 neonatais;
  • 5 leitos no Hospital Tereza Ramos em Lages – 5 neonatais;
  • 10 leitos no Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José – 10 neonatais (3 leitos abertos e mais 7 com abertura programada);
  • 4 leitos no Hospital São Vicente, em Mafra – 4 Adulto;
  • 8 leitos no Hospital Maicé, em Caçador – 8 adultos;
  • 16 leitos no Hospital Azambuja, em Brusque – 10 adultos e 6 neonatal.

Melhorias na saúde de SC

Nomeado como novo superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, o odontólogo Sylvio da Costa Júnior, já planeja ações de melhorias para a saúde dos catarinenses.

“O rumo do cargo é o mesmo que do Ministério da Saúde. Ou seja, a volta do Programa Mais Médicos para levar saúde à população, a volta do núcleo de apoio para famílias com psicólogos e assistentes sociais, um programa de mais especialidades diminuindo a fila na alta complexidade, aumentando os recursos para os municípios. O nosso papel aqui é sempre o usuário centrado tendo assistência no tempo adequado, para que o usuário na ponta olhe e fale ‘o SUS vale a pena’”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.