Cirurgia inédita em SC será realizada por hospital de Blumenau; saiba qual

O Hospital Santa Isabel de Blumenau, no Vale do Itajaí, realizará nesta terça-feira (30) um procedimento ginecológico inédito no Estado. A cirurgia será comandada pelo médico Dr. Eduardo José Cecchin, membro do corpo clínico da instituição e pelo Dr. Darlei Colzani, de Brusque.

Dr. Eduardo José Cecchin, à esquerda, e Dr. Darlei Colzani, à direita, farão procedimento inédito nesta terça-feira (30) em Blumenau – Foto: Unimed e Redes Sociais/Divulgação/ND

Intitulada como “Ablação de Mioma por Radiofrequência”, a cirurgia baseia-se em inserir eletrodos nas células de miomas uterinos, que nada mais são do que tumores compostos por tecidos musculares. Sob o controle médico, o calor diminui os tumores invasivos sem a retirada do útero, garantindo fertilidade às pacientes.

A primeira cirurgia do tipo em Santa Catarina acontece nesta terça (30) a partir das 13h30, no Centro Cirúrgico do Hospital Santa Isabel. Além do Dr. Eduardo Cecchin e da equipe multidisciplinar hospitalar, os médicos convidados Felipe Fagundes Bassols, de Porto Alegre e Suzana Eggers Turra, da instituição anfitriã, irão acompanhar a cirurgia.

Saiba o que são os miomas

Miomas são tumores formados por tecidos musculares ao redor do útero que acometem mulheres de todas as idades, sendo mais frequentes entre os 30 e 50 anos. O tumor pode crescer e até aumentar o volume abdominal, resultando em aumento do fluxo menstrual e anemia.

Sintomas como dor pélvica, aumento na frequência urinária e constipação são alguns dos sintomas, além de causar infertilidade. O diagnóstico é realizado por exame físico e por ultrassonografia transvaginal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.