Semana da Enfermagem desembarca em Criciúma com oficinas e palestra


Os participantes do evento puderam aprender sobre Design Thinking e cuidados paliativos A Semana da Enfermagem continua seu trajeto por todas as regiões de Santa Catarina. Desta vez, os técnicos, auxiliares, acadêmicos e profissionais de enfermagem puderam acompanhar as atividades, promovidas pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC), nesta quarta (24) e quarta-feira (25). Além de um momento cultural, os participantes do evento tiveram acesso a conteúdos técnico-científicos.
> Cuidar de quem cuida: Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem reflete sobre importância da profissão
Os eventos aconteceram em dois espaços: na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Para começar o conteúdo na noite de quarta-feira, aconteceu uma palestra magna ministrada pela vice-presidente do Coren-SC, Sandra Regina da Costa. Um momento de cultura também foi realizado, em que a cantora Laruzzeh, de Criciúma, fez uma apresentação com voz e violão, com sucessos nacionais e internacionais.
Outras autoridades da enfermagem e da área da saúde também estiveram presentes no evento. Entre elas, as conselheiras do Coren-SC Kátia Caetano e Mira Dagostin, além das fiscais Edna Camilo de Souza e Daiane Freitas, que atuam na região Sul de Santa Catarina.
A conselheira Mira Dagostin comentou que, para a região em que ela atua, receber a Semana de Enfermagem promovida pelo Coren-SC é fundamental. Segundo ela, os profissionais estão em uma luta muito grande para garantir o empoderamento, a valorização e os direitos relacionados ao piso salarial da enfermagem.
“De manhã, nós tivemos uma oficina que abordou muito a questão de empreendedorismo, e à tarde, falamos sobre os cuidados paliativos. Os assuntos são de suma importância, já que abordam não apenas a realidade da enfermagem nos hospitais, mas o cuidado domiciliar, que abre um leque enorme para a nossa profissão. A vinda do Coren em todas as regiões é importantíssima, já que permite a capacitação dos participantes”, reforça.
Segundo Mira, um dos destaques da Semana de Enfermagem promovida pelo Coren foi olhar para cada região e observar os tópicos prioritários de discussão para cada uma delas. Assim, os assuntos são escolhidos de acordo com as necessidades dos próprios profissionais, que atuam diretamente com a atenção básica, os ambientes hospitalares, e as demais possibilidades de atuação do enfermeiro.
Mira afirma que é apaixonada pela enfermagem e todo o cuidado que a profissão representa para o próximo. Mas, segundo ela, a pandemia da Covid-19 ressaltou muito o trabalho, mostrando a todos o quão árduo ele é.
“A gente precisa ser reconhecido, seja com menções, ou palmas, como foi feito durante a pandemia. Mas, precisamos ser reconhecidos também com a valorização através do salário e da qualidade de vida aos profissionais. Cuidamos de seres humanos, muitas vezes com dupla ou tripla jornada, que são grandes desafios da profissão”, reforça a enfermeira.
Tarde marcada por oficinas
Na quinta-feira (5), os participantes do evento puderam participar de oficinas voltadas para o mercado da enfermagem, sem nenhum custo. Durante a manhã, foi a vez de falar sobre Design Thinking e Design de Serviço para Enfermagem, com as enfermeiras Daniela Farinella e Rosiane Folchini. Essa atividade foi organizada pelo Grupo de Trabalho sobre Empreendedorismo na Enfermagem, que pretende inspirar profissionais sobre as possibilidades da profissão.
Já à tarde foi a vez de conversar sobre Cuidados Paliativos, através da oficina ministrada pela coordenadora de Enfermagem da Unesc, Paula Zugno. A palestra teve como objetivo capacitar os profissionais sobre esse assunto, que consiste em um conjunto de práticas e assistências aos pacientes que estão em estágio avançado ou terminal de uma doença. O objetivo é favorecer os cuidados e melhorar a qualidade de vida, tanto dos pacientes quanto de seus familiares.
Última atividade acontece em Florianópolis
Durante todo o mês de maio, o Coren-SC circulou por Santa Catarina na programação da Semana da Enfermagem, com oficinas, palestras e atividades culturais. A última ação foi realizada em Florianópolis, na terça-feira (30), com oficinas de manhã e à tarde.
Para acompanhar as atividades do Coren-SC, acesse o site da instituição.
Leia também
Semana de Enfermagem do Coren leva oficina de estética e coral à Blumenau
Dança e conhecimento marcam passagem da Semana da Enfermagem por Joinville
Semana da Enfermagem 2023 passa por Curitibanos com cultura e conhecimento

Adicionar aos favoritos o Link permanente.