Semana do Meio Ambiente 2023 de Florianópolis debate legado sustentável para o futuro

A prefeitura promove a Semana do Meio Ambiente 2023 entre os dias 3 e 11 de junho, evento que dá protagonismo às discussões relacionadas à preservação da natureza por meio da adoção de práticas mais conscientes e ecológicas – Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo e cerca de 50% de todo este volume são projetados para serem utilizados apenas uma vez. No Brasil, das 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico geradas anualmente, apenas 1,28%, aproximadamente 145 mil toneladas, é efetivamente reciclado, aponta estudo produzido pelo Fundo Mundial para a Natureza.

As soluções para a poluição plástica serão debatidas em todo o planeta no próximo dia 5, quando será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em todo o país, anualmente, são promovidas, nesta época, atividades que discutem e abordam a sustentabilidade nos municípios. Em Florianópolis, a prefeitura promove a Semana do Meio Ambiente 2023 entre os dias 3 e 11 de junho, evento que dá protagonismo às discussões relacionadas à preservação da natureza por meio da adoção de práticas mais conscientes e ecológicas.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis, Fábio Braga, ressalta que a Semana tem como tema, neste ano, o potencial de novas ações para a construção de um legado para o futuro.

” Com ações em curso focadas na solução de antigos problemas, a Capital celebra data que estimula o debate sobre a preservação ambiental. Florianópolis já é destaque nacional em sustentabilidade, mas ainda enfrenta desafios. O saneamento ganhou espaço central nas atividades da Prefeitura neste ano com o Pacto pelo Saneamento, um trabalho direcionado para solucionar demandas de curto, médio e longo prazo, das mais gerais, às mais sensíveis ao contexto da cidade”, enfatiza Braga.

A iniciativa prevê uma programação diversificada, que inclui ações educativas, inauguração de novos serviços, espaços de lazer, oficinas e exposições. Entre as atividades que serão realizadas no período está a inauguração do ecoponto da Costeira, que ficará na avenida Jorge Lacerda, nº 1374, ao lado do Neim Costeira.

Com a nova unidade, a rede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável passa a contar com oito ecopontos, estruturas que movimentam quase 12 mil toneladas de resíduos por ano e atendem mais de 9.000 usuários ao mês. Em expansão, a rede já abrange Itacorubi, Morro das Pedras, Monte Cristo, Canasvieiras, Capoeiras, Rio Vermelho e Ingleses.

Planos de expansão para 13 ecopontos

Limpeza de canais – Pacto pelo saneamento – Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Em 2021, os usuários da rede de ecopontos movimentaram 11,8 mil toneladas de resíduos. Desde a pandemia, quando chegaram a ser suspensos os serviços de coleta seletiva, mais do que triplicaram os acessos a estes locais. Desde dezembro de 2020, as unidades passaram a receber também resíduos orgânicos compostáveis.

Ecopontos são locais de entrega voluntária para itens volumosos que não são mais utilizados pela população e não podem ser levados pela coleta convencional ou seletiva.

Também são destino de materiais como eletrodomésticos e eletroeletroeletrônicos, que devem ser devolvidos à indústria no sistema de logística reversa. E ainda recebem resíduos verdes como poda, caso o usuário não possa aguardar o calendário de coleta anual, que prevê dez coletas de resíduos de quintal e jardim por ano, em cada bairro de Florianópolis.

A Semana do Meio Ambiente terá ainda a visita de estudantes da cidade ao Jardim Botânico, distribuição de mudas, entrega de compostos em condomínios com o selo Bairro Lixo Zero e a assinatura de contrato de remuneração pela triagem de recicláveis com a Cooperativa de Trabalho de Catadores Amigos da Natureza, da comunidade José Mendes.

Conferência Municipal de Saneamento Básico

Outra iniciativa importante que ocorrerá durante a Semana será a III Conferência Municipal de Saneamento Básico, que ocorrerá entre os dias 5 de junho e 6 de agosto, em seis encontros temáticos. Segundo o secretário Fábio Braga, as discussões do evento serão focadas em quatro grandes temas que envolvem o Saneamento Básico: Água, Resíduos Sólidos, Esgotamento Sanitário e Drenagem Urbana, com seus respectivos encaminhamentos.

“A conferência tem como principal objetivo promover um debate aberto sobre a situação atual, desafios e o futuro do saneamento de Florianópolis. Com uma discussão conjunta, esperamos estimular a troca de conhecimentos e a participação democrática de diferentes segmentos da sociedade por meio de proposições inovadoras para a solução de problemas, em consonância principalmente com os objetivos de responsabilidade conjunta materializados através do Pacto pelo Saneamento”, enfatiza Braga.

As inscrições podem ser realizadas de forma online, de 02 a 31 de maio, através do link bit.ly/ConfSaneamentoInscrição, com o preenchimento completo do formulário indicado. Os interessados poderão garantir ainda a participação no evento inscrevendo-se de forma presencial, no local da conferência, nos quatro primeiros encontros programados. A participação é gratuita.

Concluída a III Conferência Municipal de Saneamento Básico, será produzido um relatório destacando as proposições aprovadas, denominado Carta da III Conferência Municipal de Saneamento Básico. O documento vai ser posteriormente entregue ao Conselho Municipal de Saneamento Básico, à Câmara Municipal de Vereadores e ao Poder Executivo Municipal, servindo como material de orientação acerca das demandas mais urgentes do município na área.

Iniciativas realizadas em várias frentes de trabalho

Este ano marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, após a data ter sido instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972 – Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Neste ano, Florianópolis coloca em prática o Pacto pelo Saneamento, maior programa voltado à área já executado na Capital. Realizadas em diferentes setores, as iniciativas previstas pelo projeto têm como foco principal quatro eixos de atuação: pró-balneabilidade, gestão de drenagem, antecipação de metas da Casan e a consolidação de um Plano Diretor de Drenagem.

O objetivo, esclarece o secretário Braga, é transformar a realidade do saneamento ambiental no município em curto e médio prazo.

Em médio prazo, a intenção é atingir metas como a cobertura quase total das ligações de esgoto doméstico e resolver desafios históricos da cidade. “Resultados estes que deverão proporcionar a melhoria da qualidade de vida, nos índices de balneabilidade, na saúde pública e na diminuição de impactos ao meio ambiente”, acrescenta ele.

50º Dia Mundial do Meio Ambiente

Este ano marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, após a data ter sido instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam online e presencialmente por meio de atividades, eventos e ações de engajamento em todo o mundo.

Este ano, o anfitrião é a República de Côte d’Ivoire, em parceria com os Países Baixos, e aborda as soluções para a poluição plástica. Fique ligado para descobrir como você pode #CombaterAPoluição.

A cada minuto, o equivalente a um caminhão de lixo de plástico é jogado em no oceano brasileiro. Aproximadamente 7 bilhões das 9,2 bilhões de toneladas de plástico produzidas de 1950 a 2017 se tornaram resíduos plásticos, que acabaram em aterros sanitários ou lixões.

Os microplásticos – pequenas partículas de plástico de até 5 mm de diâmetro – acabam em alimentos, água e ar. Estima-se que cada pessoa no planeta consome mais de 50.000 partículas de plástico por ano – e muitas mais se a inalação for considerada. O plástico de uso único descartado ou queimado prejudica a saúde humana e a biodiversidade e polui todos os ecossistemas desde o topo das montanhas até o fundo do oceano.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente de Florianópolis

03/06

9h – Inauguração do Ecoponto da Costeira

Avenida Jorge Lacerda, nº 1374 (Ao lado do NEIM Costeira)

10h – Oficina do Minhoca na Cabeça

Jardim Botânico

A partir das 10h – Entrega do Labirinto Verde

  • Entrega Letreiro “Eu amo o Jardim Botânico”
  • Entrega Pergolado da Ponte dos Namorados
  • Exposição de Bonsais
  • Distribuição de mudas e insumos

Jardim Botânico

11h – Abertura da Semana do Meio Ambiente

Jardim Botânico

13h –  Cultura Mané

Jardim Botânico

04/06

10h – Distribuição de mudas e composto orgânico

Trapiche Beira Mar Norte

10h – Distribuição de mudas e insumos

Jardim Botânico

A partir das 10h – Exposição de Bonsais

Jardim Botânico

05/06

8h30 – Entrega de Composto Condomínios com Selo Bairro Lixo Zero

Itacorubi

9h – Educação ambiental em prática – Visita estudantes Colégio Antônio Peixoto

Roteiro Agroecológico – Jardim Botânico

9h30 – Assinatura de contrato Remuneração pela Triagem de Recicláveis

Cooperativa de Trabalho de Catadores Amigos da Natureza – José Mendes

14h – Educação ambiental em prática – Visita estudantes do Colégio Antônio Peixoto

Roteiro Agroecológico – Jardim Botânico

14h – Educação ambiental em prática – Visita estudantes da Escola Universo

Roteiro Agroecológico – Jardim Botânico

18h30 – Abertura da III Conferência Municipal de Saneamento Básico

Auditório do IFSC – Avenida Mauro Ramos

06/06

9h – Educação ambiental em prática – Visita estudantes da Escola Universo

Roteiro Agroecológico – Jardim Botânico

9h – Educação ambiental em prática – Visita estudantes da Escola Magia do Saber

Roteiro Agroecológico – Jardim Botânico

10h – Recebimento de PEVs de vidro

Centro de Valorização de Resíduos – Itacorubi

14h – Educação ambiental em prática – Visita estudantes da Escola Magia do Saber

Roteiro Agroecológico – Jardim Botânico

07/06

Divulgação Relatório de Indicadores Atividades 2022

Online

9h – Educação ambiental em prática – Visita estudantes da Escola Osmar Cunha

Roteiro Agroecológico – Jardim Botânico

14h – Educação ambiental em prática – Visita estudantes da Escola Osmar Cunha

Roteiro Agroecológico – Jardim Botânico

08/06

10h – Distribuição de mudas e insumos

09/06

10h – Oficina Minhoca na Cabeça

– Inauguração Meliponário – abelhas sem ferrão

Jardim Botânico

10/06

9h – Maratoninha do Meio Ambiente

Jardim Botânico

10h – Oficina Minhoca na Cabeça

Jardim Botânico

10h – Distribuição de mudas e insumos

Jardim Botânico

13h – Cultura Mané

Jardim Botânico

11/06

10h – Distribuição de mudas e insumos

Trapiche Beira Mar Norte

Adicionar aos favoritos o Link permanente.