Entrega da requalificação da ala Leste do Centro Histórico deve atrasar

A requalificação do calçadão da rua João Pinto, no Centro Histórico, deve ser finalizada e ainda em junho, segundo a previsão da Prefeitura de Florianópolis. No entanto, o prazo inicial de entrega de toda a obra de revitalização, antes previsto para setembro, poderá atrasar.

Calçadão da rua João Pinto deve ser entregue em junho deste ano – Foto: Leo Munhoz/ND

O TCE/SC (Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina) acompanha os trabalhos e destaca a lentidão “por conta das readequações do projeto”.

Conforme a coordenadora de Obras e Serviços de Engenharia do TCE, Renata Ligocki Pedro, a ideia é “verificar as mudanças que ocorreram no projeto e se o orçamento está sendo feito dentro da legislação, além de critérios técnicos da engenharia, bem como verificar a questão do cronograma, tendo em vista o ritmo lento da obra atualmente”.

Em relação ao atraso, o secretário de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, afirma que o contrato para a realização das obras está previsto para o início do ano que vem. “As obras estão divididas em várias etapas, então a nossa expectativa é tentar finalizar, pelo menos a via pública, ainda no final deste ano”, diz.

Reformulações

Com o valor de R$ 7.135.356,71, a empresa vencedora da licitação, Pavicon Construções, realiza a revitalização de um projeto que só saiu do papel após quase três anos e algumas reformulações por causa das discussões sobre a preservação dos paralelepípedos.

“A prefeitura então fez as adaptações necessárias para dar início às obras, mas tendo em vista essas alterações, o Tribunal entendeu que seria importante um acompanhamento simultâneo da obra”, declara Renata.

Mudanças no trânsito a partir de segunda

As obras vão avançar a rua Tiradentes a partir de segunda-feira (5). Por conta disso, a via será temporariamente interditada e o trânsito será desviado.

A alteração vai ocorrer da seguinte forma: quem vier da avenida Hercílio Luz em direção à rua dos Ilhéus (no entorno da praça XV) precisará acessar a plataforma 1 do Terminal Cidade de Florianópolis, paralela ao calçadão da rua Antônio Luz.

Pichações são um problema cultural

A revitalização no Centro se encontra com um antigo problema: as pichações. O piso colocado no calçadão da João Pinto estava pichado e, de acordo com as irmãs e donas de um estabelecimento em frente ao local, Márcia e Magali Scheidt, a pichação ocorreu há cerca de um mês após o início das obras.

As comerciantes e irmãs, Márcia e Magali Scheidt, também afirmaram que o movimento na loja aumentou desde o início das obras – Foto: Leo Munhoz/ND

“A nossa porta também foi pichada. Estava tudo limpinho e, também nessa época, tivemos esse problema no nosso estabelecimento”.

Para o secretário Rafael Hahne, este é um problema cultural e a secretaria vai trabalhar constantemente na manutenção do local. “Infelizmente, enquanto Secretaria de Infraestrutura, não temos outra solução a não ser cada vez que for pichado colocarmos uma equipe para limpar”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.