Cooperativas promovem a saúde e garantem atendimento médico de qualidade aos catarinenses


As cooperativas também movimentam o mercado de saúde, que hoje já representa mais de 9,5% do PIB nacional Em Santa Catarina há 30 cooperativas no ramo de saúde de trabalho médico que mantêm 13.710 cooperados e 8.484 empregados. As receitas dessas cooperativas giram em torno dos R$ 5,9 bilhões. É o que mostra o levantamento da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) junto às suas 250 associadas. Fortemente demandado no período da pandemia, o ramo da saúde permanece estável e atuante no estado.
Para Alberto Gugelmin Neto, presidente da Unimed Santa Catarina, o maior plano de saúde do estado, detentor da maior rede de assistência e também a maior rede própria de hospitais, clínicas e laboratórios do Sul do Brasil, as cooperativas de saúde contribuem para que o catarinense tenha um atendimento médico de qualidade e para desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Na verdade, a Cooperativa é muito mais do que uma operadora de plano de saúde ou uma pagadora de consultas e procedimentos. É, de fato, sinônimo de promoção da saúde e uma aliada daqueles que lhe confiam a sua assistência e a de seus familiares (nos planos de pessoa física) ou de seus colaboradores (nos planos de pessoa jurídica)”, destaca Alberto.
Em Santa Catarina, o Sistema Unimed é regido pela Federação Unimed SC (com sede em Joinville), fundada em 05 de outubro de 1982. É responsável por promover a integração, a orientação e a coordenação das atividades das suas cooperativas. Faz parte de sua missão oferecer para as 22 Singulares Unimeds de Santa Catarina diversos serviços e ações institucionais que facilitem as suas atividades, para que possam manter o foco concentrado nos seus médicos cooperados e clientes.
Outra cooperativa do ramo de saúde que atua fortemente no estado, só que na área odontológica, é a Uniodonto. A cooperativa conta atualmente com 2 mil cirurgiões-dentistas cooperados, que atendem mais de 120 mil beneficiários diretos. Entre as missões da Uniodonto está proporcionar às pessoas acesso à saúde bucal de maneira facilitada e com qualidade.
“Além de tratamentos odontológicos, também promovemos ações de prevenção, como campanhas educativas e orientações de higiene bucal. Em relação aos cooperados, a Uniodonto oferece um ambiente de parceria e colaboração, além de crescimento mútuo e este é o espírito do cooperativismo”, acrescenta o doutor Marcos A. Prinz, presidente da Uniodonto Santa Catarina.
Contribuição para a economia catarinense
Além do papel de promover a saúde da sociedade catarinense, as cooperativas de saúde do estado também contribuem fortemente para a economia catarinense, na medida em que geram emprego e arrecadação de impostos. Suas atividades beneficiam mais de 20 mil famílias diretamente, pelas vagas ocupadas no mercado de trabalho, além das atividades dos médicos no setor.
Dessa forma, somente a Unimed gera 20 mil empregos diretos em Santa Catarina e detém 64% de participação no mercado de planos de saúde no estado. “As cooperativas também movimentam o importante e crescente mercado de saúde, que hoje já representa mais de 9,5% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. A estimativa é de que apenas 3% desse índice esteja relacionado à assistência pública, enquanto o expressivo percentual restante vem dos planos de saúde, com recursos diretos e indiretos”, explica o presidente da Unimed Alberto.
Além disso, como as cooperativas são organizações sem fins lucrativos, elas reinvestem seus excedentes financeiros em benefício da comunidade, estimulando a economia local. “Podemos destacar a geração de empregos diretos e indiretos. São milhares de profissionais contratados com o objetivo de auxiliar os cooperados a atender os beneficiários. Outro fator é o estímulo ao empreendedorismo através da abertura de clínicas e consultórios, desenvolvendo a economia local onde estão inseridos esses estabelecimentos”, destaca o presidente da Uniodonto Santa Catarina.
Acesse o site e saiba mais sobre a Ocesc.
Leia também
Do Brasil para o mundo: Araquari está no radar internacional para receber novas empresas
Hospital São José inicia Programa Grupo de Lombalgia para os colaboradores
Dança e conhecimento marcam passagem da Semana da Enfermagem por Joinville

Adicionar aos favoritos o Link permanente.