Ex-vice-prefeito de Canoinhas recebeu mais de R$ 1 milhão em propinas, diz empresário

O empresário Chrystian Mokva afirmou nesta quarta-feira (31), que o ex-vice-prefeito de Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina, Renato Pike, recebeu mais de R$ 1 milhão em propinas. A declaração foi dada pelo empresário em audiência de instrução da Operação Et Pater Filium.

Depoimento ocorreu nesta quarta-feira, no Fórum de Canoinhas – Foto: Felipe Bambace/ND

Segundo o empresário, as tratativas eram realizadas sempre com Pike, nunca com o ex-prefeito Beto Passos. Ainda de acordo com Mokva, o ex-vice-prefeito ameaçou encerrar o contrato de serviço de pavimentação, após atrasos no pagamento de propinas.

No depoimento, Chrystian Mokva afirmou também que Renato Pike tentava “sufocar a empresa”, o que começou a dificultar o prosseguimento das obras, pois faltavam recursos à empreiteira.

O esquema foi desmantelado em março de 2022, com as prisões dos suspeitos. Nesta quarta-feira, a Justiça entrou no terceiro dia de depoimentos em audiência de instrução. Após a conclusão dos interrogatórios dos acusados, o Ministério Público e as defesas poderão pedir requerimento de provas adicionais.

A reportagem do Portal ND+ procurou a defesa de Renato Pike para comentar as declarações, mas até o fechamento desta matéria, ela não foi localizada. O espaço segue aberto para manifestação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.