Projeto de colaboração global busca por sinais de civilizações extraterrestres; saiba detalhes

O projeto intitulado ‘A Sign in Space’ está em pleno andamento, com o objetivo de buscar sinais de civilizações extraterrestres. A iniciativa é liderada pela artista Daniela de Paulis, em colaboração com o Instituto SETI, a AEE (Agência Espacial Europeia), o Observatório Green Bank e o INAF (Instituto Nacional Italiano de Astrofísica).

Durante anos o instituto SETI vem buscando por sinais de vida extraterrestres e dessa vez qualquer pessoa pode colaborar com a pesquisa

SETI é o maior instituto de pesquisas na busca por vida em outros planetas – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

No dia 24 de maio, um emocionante marco foi alcançado: o ExoMars Trace Gas Orbiter da ESA transmitiu uma mensagem de rádio codificada da órbita marciana para a Terra.

Essa transmissão foi recebida com sucesso por três instalações de radiotelescópios que desempenharam papéis fundamentais na busca por inteligência extraterrestre ao longo dos anos.

Os radiotelescópios envolvidos são o Allen Telescope Array do SETI Institute, localizado na Califórnia, o Robert C. Byrd Green Bank Telescope, na Virgínia Ocidental, e a Estação Astronômica de Rádio Medicina do INAF, na Itália.

Após apenas 16 minutos da transmissão, os dados foram recebidos pelas três equipes de radioastronomia. Agora, essas equipes estão trabalhando arduamente para processar as informações e torná-las disponíveis ao público para decodificação. É um esforço conjunto para decifrar qualquer possível mensagem enviada por uma civilização alienígena.

Os dados processados serão armazenados com segurança em colaboração com o Breakthrough Listen to Open Data Archive e o Filecoin, uma rede descentralizada de armazenamento de dados. Essa medida garante que todas as informações sejam preservadas e acessíveis para pesquisas futuras.

Qualquer pessoa pode se juntar a busca por ‘extraterrestres’

Para incentivar a participação e o engajamento global, qualquer pessoa interessada em decodificar e interpretar a mensagem alienígena pode se juntar a uma comunidade dedicada no servidor Discord do projeto. Além disso, descobertas e observações podem ser compartilhadas com a equipe por meio de um formulário seguro no site oficial do projeto.

“A Sign in Space” também oferecerá uma série de discussões online baseadas na plataforma Zoom nas próximas semanas. O foco dessas discussões será explorar as implicações sociais de uma possível detecção de sinais de uma civilização extraterrestre. A programação completa de eventos pode ser encontrada no site do SETI Institute, onde os interessados podem se inscrever e acompanhar as atualizações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.