Cooperativas de infraestrutura asseguram fornecimento de energia elétrica em importantes áreas de SC


As 39 cooperativas de infraestrutura do estado empregam 2.181 pessoas. Levar energia elétrica para áreas desassistidas e promover a melhoria de vida da população, esses são alguns dos objetivos das 39 cooperativas do ramo de infraestrutura de Santa Catarina. Além de assegurar o fornecimento de energia elétrica em importantes áreas do território catarinense, essas cooperativas ocupam o segundo lugar em número de associados, com 418.504 associados, e empregam 2.181 pessoas.
Os números são referentes ao ano de 2022 e constam no levantamento da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), realizado junto às suas 250 associadas. Além disso, o balanço mostra que as cooperativas de infraestrutura do estado mantiveram o bom desempenho das suas atividades no ano de 2022, já que contabilizaram receitas de R$ 1,6 bilhão, praticamente o mesmo nível de 2021.
> Cooperativas promovem a saúde e garantem atendimento médico de qualidade aos catarinenses
Segundo o presidente da Cooperativa de Prestação de Serviços Públicos de Distribuição de Energia Elétrica Senador Esteves Junior (CEREJ), Edson Flores da Cunha, apesar de desafiadores, os anos pós-pandemia estão sendo enfrentados com confiança. “Convidados ao embate com a modernidade, o quadro funcional da cooperativa soube se adaptar e formar novas possibilidades para seguir atendendo com competência e proporcionando um sistema energético estável aos cooperados”, destaca Edson.
Grandes transformações vêm do trabalho em conjunto
Fundada em 1970, a CEREJ nasceu da união de um grupo de agricultores moradores da comunidade de Pinheiral, em Major Gercino. O objetivo era trazer energia elétrica ao município, pois o órgão público não atendia a comunidade. Após conseguir atender Major Gercino, o trabalho foi ampliado para os municípios vizinhos. Atualmente são 15 municípios atendidos pela cooperativa. O número de associados e consumidores atinge aproximadamente 17.000 pessoas.
“A CEREJ acredita que as grandes transformações vêm do trabalho em conjunto, da participação de todos, da união de ideias e da determinação de cada um. Acredita na energia da cooperação. Através da energia e do trabalho criamos condições para gerar uma vida ainda melhor no campo”, acrescenta Edson.
Cooperativas geram empregos de forma direta e indireta
Além de impulsionadora do desenvolvimento das respectivas regiões, as cooperativas de infraestrutura geram empregos de forma direta e indireta, bem como são centros geradores de políticas e iniciativas que tornam a sociedade mais justa. “De fato, proporcionamos meios para prosperar e reconhecemos cada cooperado como agente e partícipe dessa prosperidade”, garante Edson.
Foco na melhoria de vida das pessoas
Apesar de contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento das regiões que atende, levando energia e oportunidade, o presidente da CEREJ explica que o foco da cooperativa, assim como do cooperativismo de forma geral, é melhorar a vida das pessoas. “O nosso propósito é implantar novas tecnologias e alocar recursos cada vez mais escassos sem perder de vista as pessoas. Somente por meio do trabalho poderemos garantir um futuro iluminado aos cidadãos dos municípios que atendemos”, finaliza Edson.
Acesse o canal e fique por dentro das novidades.
Leia também
Terra e Paixão: novela coloca o cooperativismo em destaque
Cooperativas de crédito em SC apresentam aumento de receitas totais de 77,3% em 2022
Cooperativas de transporte do estado apresentaram aumento no faturamento de 27% no último ano

Adicionar aos favoritos o Link permanente.