PACTO: Denúncia de morador resulta em intimação e uso de caminhão hidrojato para limpeza de rede pluvial

foto/divulgação: Divulgação/PMF

As ações da Blitz Sanear são executadas pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan
A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, intimou um morador do bairro São João do Rio Vermelho, no Norte da Ilha, após uma denúncia anônima relatar descarte ilegal de esgoto no sistema de drenagem pluvial que passa pela rua Cândido Pereira dos Anjos. Ao visitar a casa denunciada, as equipes aplicaram teste do corante na tubulação da construção, que confirmou a irregularidade na drenagem localizada do lado direito do imóvel visitado.
Com a confirmação, o caminhão hidrojato precisou ser acionado para realizar a limpeza do esgoto que corria na rede pluvial. Além disso, um auto de intimação que estipula 10 dias para correção do sistema foi lavrado. Os responsáveis deverão garantir a manutenção do sistema de esgotos da casa e também providenciar uma tampa adequada para a caixa de passagem de esgoto. Em caso de não cumprimento da determinação, os moradores terão o caso enquadrado na Lei Municipal Complementar n° 239 do Código de Vigilância em Saúde de Florianópolis.
No mesmo bairro, na servidão Joesi Guimarães, uma segunda denúncia apresentou queixas de uma fossa em residência vizinha que extravasava para via pública. Ao verificar o caso, a Blitz Sanear confirmou a irregularidade e aplicou um segundo auto de infração, também com prazo de 10 dias para ajuste. O texto do documento determina que os moradores deverão providenciar a manutenção do sistema de esgoto da edificação para sanar o problema de vazamento.
A equipe de fiscalização da prefeitura ainda esteve nos bairros Trindade e Córrego Grande, passando pelas ruas Professor Adriano Mosimann, João Pio Duarte Silva e Iracema Nunes da Silva. Três denúncias foram atendidas, entre elas, suspeita de vazamento de esgoto pela boca de lobo e descarte de esgoto em fluxo de água. Nenhuma irregularidade foi detectada. A terceira denúncia relatava contribuição ilegal de esgoto em imóvel. No entanto, não foi possível adentrar à casa suspeita, uma vez que estava fechada. A Blitz Sanear já planeja retorno para realizar a vistoria no imóvel.
As ações da Blitz Sanear são executadas pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.