Hospital da Criança de Chapecó tem ampliação de médicos após nova gestão

Referência no atendimento infantil em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, e região, o Hospital da Criança Augusta Müller Bohner passou por uma alteração na gestão nessa semana. No primeiro dia de mudanças, na quinta-feira (1º), foram atendidas 204 crianças, segundo o diretor, Nemésio Carlos da Silva. Destas, 23 foram internadas.

Hospital da criança augusta muller bohner em Chapecó

Hospital da Criança Augusta Müller Bohner passa a ser assumido pela Prefeitura de Chapecó. – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND

O diretor destacou que, apesar do número alto de pacientes, o atendimento foi realizado tranquilamente, sem estourar o tempo de espera. A média de 2022 foi de 171 atendimentos dias, mas subiu para 208 em maio devido ao aumento de doenças respiratórias causadas pela queda de temperatura.

A transição da gestão da Associação Lenoir Vargas Ferrerira para o Instituto Santa Clara também ocorreu com êxito, sem descontinuidade do atendimento.

Segundo o diretor operacional do Instituto, Fabio Oliveira, boa parte dos colaboradores que já atuavam no hospital foram recontratados, pois já tinham experiência no serviço.

No primeiro da nova gestão foram atendidas 204 crianças. – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND

A mudança é que o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, determinou a ampliação de dois para cinco médicos, principalmente nos horários das 7h às 22h, para reduzir o tempo de espera das famílias.

Hospital da Criança deve ser regionalizado

O secretário de Saúde, Jader Danielli, informou que o novo instituto foi contratado emergencialmente, por um período de 180 dias, com metas definidas. O valor do contrato é de R$ 1,7 milhão mensal, inicialmente a cargo da Prefeitura, mas que será reduzido a partir do acesso de recursos do Ministério da Saúde e também do Governo do Estado.

A intenção de Chapecó é que a unidade se torne um hospital regionalizado, pois há demandas de outros municípios. O município vai continuar atendendo casos pontuais de Pronto Socorro de outros municípios. O que muda é que os casos de urgência devem ir direto ao Hospital Regional do Oeste, onde há estrutura para este atendimento, como UTI.

Os casos leves durante o dia devem ser buscados nos postos de Saúde, ou então no Centro Pediátrico Municipal, que funciona das 10h às 22h no Saic, ou no PA Efapi 24h, no Verdão. A UPA não atende crianças.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.