Egresso da UFSC é premiado pela Associação Europeia de Geocientistas e Engenheiros

Leandro Passos de Figueiredo tem graduação, mestrado e doutorado em Física pela UFSC. Foto: arquivo pessoal

A Associação Europeia de Geocientistas e Engenheiros (EAGE) divulgou nesta segunda-feira, 5 de junho, a premiação de Leandro Passos de Figueiredo, egresso da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o Arie Van Weelden Award em Geoestatística. A homenagem, direcionada a jovens profissionais que têm dado contribuições significativas à área, foi anunciada na abertura do evento anual da EAGE, em Viena, Áustria.

Leandro, que também é fundador da LTrace, uma empresa focada em soluções para a indústria de óleo e gás, começou a trabalhar com geoestatística em 2010, no final da graduação, ao ingressar em um projeto financiado pela Petrobras no laboratório L3C. Durante o mestrado e o doutorado, realizados na UFSC, deu continuidade ao trabalho. Também fez doutorado-sanduíche e pós-doutorado na University of Wyoming, nos Estados Unidos.

Seus estudos acadêmicos se focaram principalmente na abordagem Bayesiana aplicada à inversão sísmica geoestatística. “Basicamente este processo permite o mapeamento das propriedades das rochas de um reservatório de petróleo, baseado em medidas de amplitude de ondas sísmicas artificiais. Análogo às imagens médicas, é uma maneira de ‘enxergar’ a subsuperfície do planeta Terra. Pelo dado sísmico ser muito ruidoso e incerto, a abordagem Bayesiana e geoestatística se destacam pois permitem a quantificação de incerteza das propriedades estimadas. Informação essencial para análise de risco”, explica.

Em 2017, o físico fundou a LTrace junto com Fernando Bordignon e Rodrigo Exterkoetter, também egressos da UFSC. O objetivo era transformar o conhecimento adquirido em projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados em parceria entre a Universidade e a Petrobras em soluções para a indústria de óleo e gás. 

Dario Grana, Rodrigo Exterkoetter, Leandro Passos de Figueiredo, Fernando Bordignon e Tapan Mukerji durante congresso da Sociedade Brasileira de Geofísica em 2017. Foto: arquivo pessoal

Junto à LTrace, Leandro atua principalmente com aplicações de métodos de inteligência artificial em dados de rocha em diversas escalas. “Estes dados variam desde fotomicrografia e microtomografia de amostras de poucos centímetros, até sísmica e modelos geológicos de reservatório de quilômetros de extensão, nos quais baseiam-se importantes decisões em relação à alocação de recursos das empresas”, conta.

“Esta premiação ocorre em um momento altamente gratificante para a nossa empresa, LTrace, na qual conseguimos formar uma equipe de trabalho excepcional com a qual tenho o imenso prazer de colaborar. Agradeço ao comitê de avaliação da EAGE pela honra. Sinto-me verdadeiramente afortunado por este Award, pois é um reconhecimento da comunidade internacional sobre minhas contribuições à geoestatística, à qual tenho me dedicado tanto”, afirma Leandro.

O físico também destaca o papel da UFSC, da Petrobras, da Capes e do CNPQ, “fundamentais durante minhas pós-graduações”. “Ademais, expresso minha profunda gratidão pelo apoio da minha família, em especial minha esposa, Juliana Riechel; dos meus sócios, Fernando Bordignon e Rodrigo Exterkotter; dos professores Dario Grana, Marcio Santos, Mauro Roisenberg, Leonardo Azevedo e Wagner Figueiredo; Assim como dos excelentes profissionais da Petrobras com quem trabalhei, Guenther Schwedersky, Evaldo Mundim, Bruno Barbosa, Jose Rosalba, Alexandre Emerick, Rodrigo Surmas, Erick Talarico; e também de toda equipe da LTrace”, complementa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.