Falsos advogados: golpistas cobram Pix por app de mensagem e fazem 5 vítimas em SC

Um golpe que envolveu falsos advogados para enganar clientes de um escritório da região continental de Florianópolis fez ao menos cinco vítimas. Os criminosos, moradores do Ceará, solicitavam pagamentos de custas processuais , via pix, para liberar os supostos valores das ações judiciais.

Golpistas se passam por advogados para enganar vítimas de SC – Foto: Polícia Civil/Divulgação/ND

As investigações começaram há cerca de dois meses. Segundo o delegado responsável pela investigação, Paulo Hakim, a distância geográfica é um fator utilizado pelos golpistas para dificultarem o trabalho da polícia.

“Neste tipo de delito (fraude eletrônica), é muito comum os criminosos cometerem crimes em outros Estados”, destaca.

A operação foi deflagrada nesta quinta-feira (13), na cidade cearense de Maracanaú. A Delegacia de Polícia do Continente da Capital contou com o apoio da Polícia Civil do Ceará.

Como funcionava o golpe

O delegado Paulo Hakim explicou que os criminosos pesquisavam na internet ações judiciais em curso, o nome e fotos dos advogados dos processos. Após a identificação, eles o buscavam por redes sociais ou no WhatsApp, canal usado para efetuar o golpe.

Apesar da prática, nenhuma vítima sofreu prejuízos financeiros. Sobre a quantidade de escritórios envolvidos e possíveis outras vítimas, o delegado informou que não pode dar mais informações para não prejudicar o andamento da investigação.

Durante o cumprimento da medida cautelar, os policiais apreenderam material probatório que servirá para instruir o inquérito policial em curso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.